São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programas estimulam hábitos

DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns programas de atividades físicas vem difundindo o conceito do wellness (bem-estar) no mundo.
Em São Paulo, o "Agita São Paulo", criado em 1997 pelo Governo do Estado, vem obtendo êxito. Semelhante ao desenvolvido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, o programa oferece à população atividades físicas para estimular hábitos mais saudáveis.
Idealizado pelo centro de estudos do laboratório de aptidão física de São Caetano, o "Agita São Paulo", além de buscar a melhora da qualidade de vida tem como objetivo a integração social por meio da atividade física.
"As pessoas são motivadas a desenvolver programas em conjunto com sua comunidade. Todos eles aprendem que a vida sedentária cria hábitos terríveis e danos irreparáveis à saúde", explica o médico Bruno Molinari.
"O programa Agita São Paulo é um bom exemplo de flexibilidade, que sugere a prática de 30 minutos de atividade física diária, com a opção de distribuí-la em três períodos: 10 minutos pela manhã, 10 à tarde e 10 à noite", afirma o diretor técnico da academia Bio Ritmo, de São Paulo, Almeris Armiliato.
Segundo ele, essa flexibilidade é consequência de uma convivência agradável e prazerosa com a atividade física.
"O aluno da academia, por exemplo, não quer seguir regras. Falta flexibilidade na orientação que ele recebe", admite.


Texto Anterior: + Esporte - Saúde: Holístico, wellness revoluciona conceito global de aptidão física
Próximo Texto: Futebol nacional: Dia-a-dia dos clubes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.