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FUTEBOL
Jogador inglês abre mercado para atletas cederem nova exclusividade ao gravar mensagem para caixa postal
Beckham vende voz e amplia direito de imagem no esporte
DA REDAÇÃO
"Essa é a caixa postal de... Por
favor, deixe sua mensagem após o
bip." Esse serviço de telefonia celular é antigo, mas com a voz de
David Beckham é uma novidade.
O jogador inglês de 27 anos, celebridade no mundo inteiro, fechou um contrato milionário de
exclusividade de voz com a empresa telefônica Vodafone.
O acerto amplia o chamado direito de imagem, dinheiro pago
não só no futebol mas em outras
áreas do entretenimento, dando
um cachê extra para personalidades durante seus anos de fama.
Os futebolistas são agraciados
pelos clubes atualmente com dois
tipos de remuneração: o salário
normal e o direito de imagem.
Beckham, por exemplo, recebe
mensalmente 280 mil libras (R$
1,3 milhão) de honorários e mais
80 mil libras (R$ 394 mil) para ceder sua imagem para a equipe do
Manchester United.
Com isso, o time pode utilizar
seu rosto e seu corpo nos materiais promocionais, em seus programas de televisão (a equipe tem
um canal) e também nos produtos de merchandising.
Beckham conta também com
contratos com um leque de empresas, que vão da Adidas (uniforme esportivo) à Police (óculos
de sol) e da BP (petróleo) à Pepsi
(refrigerantes).
"David tem uma tremenda habilidade de atrair todo o tipo de
pessoa. Ele é a personalidade ideal
para promover nosso produto
mundialmente", afirma Peter
Harris, diretor de mídia da Vodafone. "Na Ásia, por exemplo, ele é
mais reconhecido que o Tiger
Woods e o Michael Jordan", compara o executivo.
Vodafone é só mais um nome
em sua lista de patrocinadores,
mas a empresa de telefonia celular
é também a firma com nome escrito na camiseta do Manchester
United, clube mais rico do mundo. O contrato das duas partes, de
duração total de quatro anos, chega à cifra de 30 milhões de libras
(R$ 147,8 milhões).
A Vodafone já presta um serviço para os torcedores da equipe
avisando nos celulares quando sai
um gol nas partidas do time.
Beckham é só a ponta mais visível da utilização de futebolistas na
propaganda, que tem Ronaldo,
Batistuta e Zidane como outros
garotos-propaganda famosos internacionalmente.
No Brasil, o jogador que mais
soube aproveitar sua imagem foi
o meia Raí. Aproveitando sua fama de sex symbol para o público
feminino, o ex-são-paulino fez
anúncio desde sandálias até eletrodomésticos, de lojas de ternos
a xampu de cabelo.
A propaganda está no futebol
desde seu início (Leônidas da Silva já anunciava o chocolate Diamante Negro nos anos 30), mas
cada vez amplia seu terreno.
Beckham, com seu contrato de
ontem, dilatou ainda mais.
Com agências internacionais
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