São Paulo, Domingo, 15 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time contrata colombiano e perde Christian
Crise faz o Inter-RS afastar jogadores

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
da Agência Folha, em Porto Alegre

O Internacional-RS, derrotado nos quatro jogos que fez até agora no Brasileiro, tenta reagir na pior campanha de sua história no campeonato. O clube anunciou ontem a contratação do meia colombiano Héctor Hurtado.
Depois do mais recente tropeço, contra o Flamengo, na quarta-feira passada, quando perdeu por 2 a 1, a diretoria prometeu afastar alguns jogadores, sob a alegação de que não estão "honrando a camiseta colorada".
Na quarta-feira, em pleno Beira-Rio, a equipe foi chamada de "timinho", e a torcida, que queimou camisetas, pediu a renúncia do presidente Paulo Rogério Amoretty. No segundo e último ano de seu mandato, ele ainda não conseguiu nenhum título.
No primeiro semestre, o time perdeu a final do Campeonato Gaúcho para o Grêmio e foi eliminado nas semifinais da Copa do Brasil pelo Juventude.
Para completar a tristeza dos torcedores, o jogo contra o Flamengo deve ter sido a última apresentação de Christian pela equipe. O maior ídolo do clube no momento está sendo negociado com o Paris Saint-Germain, da França, que já acertou com outro brasileiro -o zagueiro César.
O técnico Valmir Louruz está sentindo as agruras do desafio assumido ao trocar o Juventude, de Caxias do Sul (RS), pelo Inter.
Ele levou o Juventude à conquista da Copa do Brasil e poderia comandar a equipe na Libertadores do próximo ano.
Identificado com o Inter, no qual foi zagueiro no final da década de 70, Louruz substituiu Paulo Autuori, que saiu depois das duas primeiras derrotas.
O novo técnico disse estar "envergonhado" depois do revés no jogo com o Flamengo, o segundo sob seu comando -na estréia, perdeu para o Cruzeiro, em Belo Horizonte, por 3 a 1.
O Internacional não contratou reforços de bom nível para disputar o Brasileiro, além de ter vendido o goleiro André, um dos seus principais jogadores nas últimas temporadas.
Os jogadores incorporados ao grupo vieram de equipes pequenas e demonstraram deficiência técnica, à exceção do promissor Leandro Guerreiro.
Agora, em meio à competição, o clube saiu à busca de contratações, assustado com o fantasma do rebaixamento.
A crise fez com que o volante Dunga, um atleta consagrado, também passasse a ser hostilizado pela torcida. Outro caso de jogador que caiu em desgraça foi o atacante Fabiano.
Dunga, contratado no início do ano, tem o maior salário do Inter. Recebe cerca de R$ 120 mil mensais (não declarados), incluindo o valor do aluguel de seu passe.

Campanha
Nos quatro jogos (derrotas para o Guarani, o Coritiba, o Cruzeiro e o Flamengo), o Inter levou nove gols e fez apenas três (dois de Christian, em dois jogos, pois estava na seleção brasileira).
O time divide a última colocação com o Gama, que participou da principal competição do país apenas em duas ocasiões.
Segundo o Datafolha, o Inter tem a pior pontaria de todo o Campeonato Nacional.
Nas quatro partidas que realizou, o time gaúcho só acertou, em média, 20% de suas conclusões. A média geral da competição é de 34% de precisão.
O calendário do campeonato reserva uma folga de 11 dias para o Internacional (o próximo jogo é no dia 22, contra o Atlético-MG), dando um bom tempo para o time se arrumar.


Texto Anterior: Para Zagallo, Lusa é inferior
Próximo Texto: Clube foi o único campeão invicto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.