São Paulo, Domingo, 15 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa associa sexo demais a problemas físicos no futebol

das agências internacionais

Muito sexo pode representar um risco nas carreiras dos jogadores de futebol.
Esses atletas estão mais propensos a sofrer artrite no joelho, causada por uma bactéria transmitida sexualmente, informa um estudo publicado pela revista ""New Scientist".
A artrite é a inflamação de uma articulação (área de junção de dois ou mais ossos), que provoca dor, inchaço e dificuldade de movimentação.
""A maior causa das inflamações, de acordo com a nossa experiência, era provocada por essa bactéria", afirmou John King, um cirurgião ortopedista do London Independent Hospital, que participou do estudo.
Esse tipo de artrite é causado pela mesma bactéria responsável por uma inflamação na uretra. É mais comum entre homens na faixa entre 18 e 34 anos.
""Atletas formam um grupo de risco. Eles são ricos e com muito tempo livre", afirmou Paul Oyudo, outro médico que também participou do estudo.
Oyudo analisou casos de dez atletas com crônicos problemas de joelhos por causa desse tipo de artrite. Seis eram jogadores de futebol, e cinco atuavam em times do Campeonato Inglês.
""A promiscuidade entre esses esportistas causa preocupação", afirmou Oyudo. ""Os jogadores de futebol aparecem como os grandes culpados."
Em oito dos dez casos, os atletas também apresentavam inflamação na uretra.
Ainda que o relato dos atletas para os médicos nem sempre seja claro, cinco deles admitiram terem tido mais de 11 parceiras sexuais durante a vida.
De acordo com a revista, apenas um entre quatro britânicos na faixa de idade de 20 anos possuem um número comparável de parceiras.


Texto Anterior: Clube foi o único campeão invicto
Próximo Texto: Corinthians vive dilema em sua zaga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.