UOL


São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Corinthians, Santos e São Paulo têm queda de bilheteria superior a 50%

Sem grandes no domingo, SP puxa público para baixo

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a agenda feita para preencher a grade da TV no Brasileiro-03, os grandes de São Paulo são os principais responsáveis pela fuga dos torcedores dos estádios.
Nesta rodada, de novo Corinthians, Santos e São Paulo não atuaram em seus domínios no dia nobre da bola. Os dois primeiros foram mandantes na rodada, mas no sábado. Já o São Paulo jogou ontem, contra o Figueirense, como visitante, deixando mais uma vez a capital paulista sem futebol em um domingo -a situação é agravada pela tabela da Série B, que sempre marca os jogos do Palmeiras para os sábados.
Com a maioria de suas partidas marcadas para o meio de semana ou sábados, os grandes paulistas apresentam números na bilheteria ainda mais vermelhos do que a competição em geral.
O primeiro Campeonato Brasileiro de pontos corridos da história, antes do início da última rodada, apresentava, segundo números oficiais da CBF, uma queda de 25% na quantidade de ingressos vendidos por jogo em relação à edição do ano passado.
Corinthians, Santos e São Paulo tiveram até agora uma queda bem mais marcante. A média de público corintiana caiu 55%, a santista, 51%, e a são-paulina, 50,5%.
A fuga dos estádios acontece em uma temporada em que, pelo menos até aqui, Santos e São Paulo apresentam bom desempenho -o primeiro é o vice-líder, e o segundo aparece no terceiro posto no Nacional. Esses resultados, no entanto, não animam os fãs.
Mesmo jogando com a chance de terminar a jornada no topo da tabela, apenas 6.821 pagantes foram à Vila Belmiro no sábado para ver o time golear o Criciúma.
Do trio, a equipe do Morumbi foi a que menos teve o direito de jogar em um domingo em casa. Foram apenas cinco confrontos.
Como comparação, o Fortaleza, dono da maior média de público do Brasileiro, já disputou nove partidas dominicais como mandante até o momento.
Além da derrocada dos grandes, o futebol paulista não consegue entusiasmar seus torcedores com as agremiações médias.
O São Caetano tem o pior público caseiro, e a Ponte Preta, a terceira média mais baixa. Dessa forma, o Estado é o que mais influi para a diminuição do movimento nas bilheterias.
Em relação a 2002, a venda de ingressos nos estádios paulistas caiu 47%. Quem tem um resultado mais próximo é a Bahia, onde o movimento caiu 38%.

Na TV
Se não vão aos estádios para apoiar o time, os torcedores dos grandes paulistas estão acostumados a ver os clubes na TV. Os 14 jogos do Corinthians como visitante no Brasileiro foram exibidos em emissoras abertas, e o Santos praticamente virou atração fixa nas tardes de sábado.



Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Times populares são atração só como visitantes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.