São Paulo, Sexta-feira, 15 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Site oficial ignora Zico e Romário, festeja atletas desconhecidos e falha até nas conquistas da seleção
CBF erra ao vender on line Copa-2006

MARCELO DAMATO
FERNANDO MELLO
da Reportagem Local

Dois meses depois de ter entregado à Fifa o caderno de encargos para a realização da Copa do Mundo de 2006, o site oficial da CBF apresenta erros de informações, omissões e desatualizações que comprometem a reputação de uma entidade que pretende vender uma imagem de organização e competência suficientes para abrigar a maior competição de futebol do planeta.
Veja abaixo os principais erros encontrados pela Folha em quatro horas de visita à página da entidade (www.cbf.com.br). Entre parênteses, quando for o caso, está a informação correta.
1) O All-Nassr, da Arábia Saudita, é o representante asiático do 1º Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado no Brasil em 2000. (O nome do clube é Al Nassr.)
2) Na gestão de Ricardo Teixeira, que teve início em 89, a seleção brasileira venceu as Copas Américas de 93 e 97. (Os títulos foram em 89, 97 e 99. Na edição de 93, o Brasil foi eliminado nas quartas-de-final pela Argentina, que se sagrou campeã.)
3) O Pará tem representante na Série A do Brasileiro-99. (O último representante paraense foi o Paysandu, em 95.)
4) A sede da CBF tem uma bonita sala de troféus aberta a visitação. (A entrada no prédio da CBF é restrita a funcionários, convidados e jornalistas.)
5) O principal troféu dessa sala é a Taça Jules Rimet, que o Brasil conquistou ao vencer as Copas de 58, 62 e 70. (Na CBF existe uma réplica igual à original, que não existe mais, porque furtada da CBF em 83 e, depois, derretida.)
6) O time base da seleção de 94 foi: Taffarel; Jorginho, Aldair, Márcio Santos e Leonardo (Branco); Dunga, Mauro Silva, Maninho e Raí (Maninho); Bebeto e Romário. (A lista erra em dois pontos: Zinho formou o meio-campo, e Mazinho entrou no lugar de Raí. Maninho nem existe.)
7) As Séries A-1, A-2 e A-2 do Paulista têm 18 clubes cada. (São 16 clubes em cada série.)
8) Na lista dos jogadores da seleção atual, não aparecem os goleiros Rogério, Carlos Germano e André e os atacantes Amoroso e Jardel. Em compensação está lá um certo Cláudio. Quando se entra em sua página, seu nome muda para Luiz da Silva, 31, que disputou apenas cinco jogos pela seleção juvenil, em 85.
9) Na lista histórica dos jogadores, descrita como ""estrelas de todos os tempos", faltam atletas consagrados como Careca e Zico, maior artilheiro da história do Flamengo e o segundo maior da seleção, além de ser presidente da comitê da candidatura brasileira à sede da Copa-2006.
Dos capitães da seleção nas quatro conquistas de Copa, só Bellini está na lista. Faltam Mauro Ramos de Oliveira, Dunga e Carlos Alberto Torres. Em contrapartida, existe um tal de Carlos Alberto Ferreira, 21, que atuou pela seleção sub-17 em 95. Sua estréia, de acordo com o site, foi contra "Gama". (O correto é Gana.)
Nenhum dos integrantes da equipe campeã mundial nos EUA, em 94, está na lista de ""estrelas de todos os tempos", nem mesmo Romário, Bebeto, Dunga e Taffarel, estes os dois brasileiros com maior número de atuações em Copas do Mundo.
10) No currículo do zagueiro Antônio Carlos aparece o título de campeão Mundial interclubes de 92. (O zagueiro foi campeão apenas da Libertadores.)
11) O único brasileiro a aparecer tanto na ""seleção atual" como em ""estrelas de todos os tempos" é Marcos Paulo, do Cruzeiro.
12) Não há registro do jogo com a Austrália, em 17 de novembro.
13) A produção de navios é citada como um dos mais importantes setores industriais do Brasil.
14) Na versão em inglês, em vez de ""Hungary" (Hungria), foi grafado ""Hungry" (fome).

Outro lado
Os webmasters do site, Flávio Nehrer e José Medeiros, negaram-se a comentar as incorreções. "Fale com o Marcos Antônio Teixeira ou com o Ricardo Teixeira. Eles são os responsáveis pelo site", declarou Medeiros.



Texto Anterior: Sparring - Eduardo Ohata: Briga de família
Próximo Texto: Na versão inglesa, Hungria vira fome
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.