São Paulo, Sexta-feira, 15 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Se bater lituanos, time decide Mundial e é 1º brasileiro a pegar uma equipe da liga norte-americana
Vasco joga hoje para conhecer NBA

'NBA Photos'
Jaren Jackson, do San Antonio Spurs, ergue troféu do torneio de três pontos


da Reportagem Local

O Vasco da Gama venceu ontem o Adelaide 36ers, da Austrália, em sua estréia na nona edição do McDonald's Championship, que está sendo realizado em Milão, na Itália, e está a uma vitória de decidir a competição.
O torneio, co-organizado por Fiba (Federação Internacional de Basquete) e NBA (National Basketball Association), equivale ao Mundial interclubes.
Hoje, a equipe brasileira, atual campeã sul-americana, enfrenta, às 14h30 (horário de Brasília), o Zalgiris Kaunas, da Lituânia, atual campeão europeu.
Se vencer, sela sua passagem para a decisão, amanhã à tarde. O adversário de Vasco ou Zalgiris, a não ser que aconteça o imponderável, será o San Antonio Spurs.
O campeão da NBA, que a exemplo da equipe da Lituânia faz sua estréia apenas hoje, é franco favorito para vencer a segunda partida do dia, contra o Varese Roosters, campeão italiano, que ontem derrotou o Sagesse, do Líbano, representante da Ásia.
A partida de hoje é a mais importante da história do basquete vascaíno, pois a vitória fará do clube o primeiro do Brasil a se confrontar com um time da NBA, liga profissional norte-americana.
Ontem, o Vasco ganhou, no ginásio FilaForum, na partida que inaugurou o McDonald's Championship-99, o que era, até então, seu mais importante jogo.
Apresentando um basquete consistente na maior parte do tempo, a equipe bateu o Adelaide por 90 a 79 e já registra a melhor campanha brasileira no Mundial.
Em 93, na Alemanha, o All-Star Franca (SP), o outro time do país que disputou o torneio, perdeu na estréia para o Buckler Bologna (Itália) -no jogo de consolação, venceu o Bayer Leverkusen e ficou com o quinto lugar.
O Vasco iniciou a partida de ontem contra o Adelaide com o armador Demétrius, o ala-armador Charles Byrd, o ala Rogério e os pivôs Vargas e Sandro Varejão.
No primeiro quarto (os jogos têm quatro períodos, com 12 minutos cada um, como acontece na NBA), apesar de o Vasco ter começado com ligeira vantagem, os australianos conseguiram equilibrar. Ao final do período, um empate em 23 pontos.
Foi no segundo quarto que o Vasco, aproveitando-se da incompetência ofensiva do rival, que insistia -e falhava- nos arremessos longos, conseguiu abrir vantagem, que chegou a 15 pontos (49 a 34). No intervalo, os brasileiros lideravam por 49 a 37.
No final do terceiro quarto, os australianos melhoraram e cortaram a diferença no placar para 4 pontos (65 a 61). Só que uma cesta do norte-americano Byrd do meio da quadra, com o cronômetro zerando, fez o Vasco terminar o período à frente (70 a 61).
No último quarto, o Adelaide voltou a desperdiçar vários ataques, e o Vasco, com ótima atuação de Byrd, distanciou-se de vez, chegando a 78 a 61. A partir daí, só administrou a vantagem.
Byrd foi o cestinha da partida, com 31 pontos. Rogério teve 19, e o dominicano Vargas, 15.
No intervalo das duas partidas de ontem, houve a disputa de um torneio individual de três pontos.
Charles Byrd, o representante da equipe, assinalou 11 pontos e foi eliminado por Dontatas Slanina, do Zalgiris Kaunas.
Na decisão, o vencedor foi Jaren Jackson, do San Antonio Spurs, que marcou 20 pontos e superou Slanina (18 pontos) e Brett Maher, do Adelaide 36ers (17 pontos).
NA TV - Vasco x Zalgiris Kaunas e San Antonio Spurs x Varese Roosters, na ESPN Brasil, ao vivo, a partir das 14h30


Texto Anterior: Amistoso é vetado pelo Palmeiras
Próximo Texto: Vitória faz ânimos se acirrarem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.