UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro é derrotado em Madri e perde chance de se recuperar no ranking

Guga cai e pode deixar top 20 pela 1ª vez desde março

Paul White/ Associated Press
Guga lamenta erro durante a derrota para o chileno Nicolas Massu no Masters Series de Madrid


DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten perdeu ontem em sua estréia no Masters Series de Madri e deu sequência à péssima fase que vive em 2003.
O brasileiro foi derrotado pelo chileno Nicolas Massu por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5) e agora, mesmo em um período em que tem poucos pontos a defender, depende de uma combinação de resultados para não deixar o top 20, grupo no qual se mantém desde março.
Guga encerra a temporada com a disputa do Torneio de São Petersburgo e do Masters Series de Paris, no carpete, superfície na qual ele nunca conquistou um título, e distante do objetivo que traçou para esta temporada.
Kuerten havia dito que pretendia retornar ao top ten ainda no primeiro semestre, mas o posto mais alto alcançado foi o 13º.
"Preciso recuperar a confiança. Tenho que ter mais confiança para arriscar e ganhar", afirmou Guga, que até o oitavo game conseguiu equilibrar a partida. Os jogadores confirmavam seus serviços sem dar chances aos rivais.
Massu desperdiçou cinco oportunidades antes de vencer no saque de Kuerten e abrir 5 a 3. Logo na sequência, o brasileiro teve chance de devolver a quebra, mas o chileno ganhou o primeiro set.
Guga teve o serviço quebrado logo no primeiro set da segunda parcial, mas conseguiu empatar a série no quarto game.
O chileno voltou a abrir vantagem no 11º game e sacou para fechar a partida. Kuerten salvou três match points, teve oportunidade de empatar novamente a partida, mas ao jogar uma bola fora cedeu a vitória a Massu.
"Naquele momento, eu senti que o jogo estava próximo de ser meu, mas eu cometi erros", afirmou o brasileiro, que disse ter deixado Lyon, onde foi vice-campeão no ano passado, de lado para priorizar o torneio espanhol. "Tento ficar concentrado, mas logo me desconcentro."
Foi o terceiro confronto de Guga com seu adversário de ontem. Nas duas primeiras vezes em que se encontraram, Massu havia deixado a quadra sem a vitória e sem conquistar um único set.
Apesar de estar na melhor fase da carreira, o chileno apresenta desempenho insignificante nas condições oferecidas em Madri.
Nesta temporada, ele havia vencido apenas cinco de suas dez partidas na quadra dura.
Em jogos indoor, o chileno registrou sua primeira vitória anteontem, quando derrotou o espanhol Fernando Verdasco, 101º do ranking e que entrou na chave principal somente por convite.
"Gradualmente, estou me sentindo melhor nesse tipo de quadra, me sinto mais confortável."
Massu disse que jogou seu melhor tênis, mas afirmou que Guga "já não é o mesmo que venceu Roland Garros três vezes".
"Ele teve uma lesão. É difícil se recuperar", declarou ele.

Texto Anterior: Futebol: Vasco perde, no STJD, mando por três jogos
Próximo Texto: Cirurgia ainda atrapalha brasileiro
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.