São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À beira da degola, Lusa revê metas para baixo

Para Estevam Soares, time deve somar 43 pontos para escapar do descenso

Em setembro, técnico traçou planejamento que previa a conquista de seis pontos a mais do que o objetivo determinado desta vez


CAROLINA ARAÚJO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Portuguesa enfrenta o Fluminense, hoje, às 18h30, no Maracanã, de olho em números. Na 18ª posição do Brasileiro, com 36 pontos, o time calcula que precisa somar mais sete pontos, nas quatro rodadas finais do campeonato, para escapar da Série B em 2009.
O problema é que a Lusa não vem cumprindo o planejamento traçado pelo técnico Estevam Soares. Em setembro, quando faltavam 13 partidas para o final da competição, o técnico criou um programa de metas para livrar o clube da degola. Passados nove jogos, porém, a equipe não alcançou nenhum dos objetivos.
O mau desempenho da Portuguesa provocou a revisão das metas de Estevam. Para o técnico, o time deve agora chegar a 43 pontos para permanecer na Série A -seis pontos a menos do que o plano original.
Na época, o time tinha conquistado 23 pontos. Com a ajuda de Laércio Vendite, professor de estatística da Unicamp, o técnico calculou que 49 pontos seriam suficientes para manter a Portuguesa na Série A.
Estevam definiu, então, que nos últimos 13 jogos o time teria que ganhar 18 pontos em nove deles -seis a cada três duelos- e oito pontos nos quatro últimos confrontos.
O time deveria também melhorar seu pífio aproveitamento longe do Canindé. Até a 25ª rodada, quando o técnico lançou mão da estatística, a equipe amargava 12 derrotas em 13 jogos disputados fora de casa.
Nove partidas e 27 pontos depois, a situação do time não melhorou. A Lusa conquistou 13 dos 18 pontos que tinha no papel e ocupa a antepenúltima colocação na tabela, tendo obtido três vitórias, quatro empates e duas derrotas.
O jejum de triunfos fora do Canindé também permanece. Nos últimos quatro jogos longe de casa, foram três empates -diante de Santos, Náutico e Flamengo- e uma derrota -contra o Vitória. No Brasileiro, a Lusa só deixou o campo adversário com os três pontos diante o Botafogo, em junho.
Para chegar aos sete pontos que faltam pelas contas de seu treinador, uma vitória sobre o Fluminense é considerada essencial para a sobrevivência do time na elite do Nacional.
A equipe carioca, com 37 pontos, é concorrente direta na na luta contra o descenso. Nas três últimas rodadas, a Portuguesa pegará Goiás e Sport, em casa, e Cruzeiro, no Mineirão.
"É uma partida fundamental, por ser nosso último jogo de seis pontos", afirmou o meia Fellype Gabriel, após o último treino no Canindé, anteontem.
Estevam concorda com o meia. "Temos que estar focados neste jogo contra o Fluminense, por ser uma decisão para os dois times", disse o técnico.
Em sua preparação para a partida, a Portuguesa fez seu último treino ontem, no Rio. Segundo Estevam, a única dúvida para definir o time titular está no meio-campo, entre Gavilán e Preto. O zagueiro Bruno Rodrigo, suspenso, será substituído por Aderaldo. Já o lateral-direito Patrício retorna ao time após cumprir suspensão.


Texto Anterior: Dilema: Chefe testa 2 esquemas
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.