São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldo revisita seu começo

Estádio da Ressacada, onde Corinthians pega hoje o Avaí, é o local do 1º gol do atacante pela seleção

Com o clube voltado para o ano do centenário, atacante quer se aproximar de meta pessoal de balançar as redes 30 vezes nesta temporada


PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao Corinthians pouco resta para fazer nesta edição do Campeonato Brasileiro. Ronaldo, longe da luta pela artilharia do torneio, vive situação parecida. Entretanto, ao menos na tarde de hoje, o Fenômeno tem um bom motivo para jogar bem: seu próprio passado.
O estádio da Ressacada, onde o Avaí recebe a equipe paulista às 17h, tem espaço nobre na biografia do maior goleador de Copas do Mundo. Foi na arena catarinense que Ronaldo anotou o primeiro de seus 73 gols com a camisa do Brasil.
Sua primeira e até aqui única passagem pela Ressacada aconteceu às vésperas da Copa-94.
Então apenas um aspirante a craque, o menino Ronaldo, 17 anos à época, revelação do Cruzeiro, participou do amistoso da seleção brasileira contra a Islândia. O atacante abriu o placar para o time nacional na vitória por 3 a 0. Os outros dois foram marcados por Viola, que começou o jogo no banco e entrou no lugar de Túlio.
Aquela partida era apenas a segunda de uma sequência do hoje camisa 9 corintiano, que, 15 anos depois, conta com 112 aparições pelo Brasil.
A partida serviu para o país conhecer melhor o já artilheiro precoce -fora o 58º gol de Ronaldo em 58 jogos como profissional até ali na carreira, marca que causava espanto.
E também para convencer Carlos Alberto Parreira de que o garoto tinha lugar no grupo que conquistaria, meses depois, o tetra da Copa, nos EUA.
Hoje, Ronaldo entra como a grande estrela de uma partida que vale muitíssimo pouco em termos práticos. Não apenas para o Corinthians mas também para seu adversário.
Do lado dos visitantes, a partida serve, mais uma vez, para Mano Menezes observar as deficiências a serem consertadas para a próxima temporada, tratada pelo Corinthians com deferência histórica: será o ano do centenário do clube.
Sem Jorge Henrique, suspenso, o treinador dará nova chance a Dentinho de ser titular. O atacante, autor de nove gols corintianos neste Brasileiro -é o vice-artilheiro da equipe-, perdera a posição para seu amigo Defederico.
Ronaldo também tem um objetivo a alcançar em 2009, embora já o considere longe e difícil. A pretensão do atacante era terminar sua primeira temporada com o Corinthians com pelo menos 30 gols.
E, a despeito da fratura nos dedos da mão esquerda, que o afastou dos gramados por quase dois meses, o atacante chegou perto de atingir sua meta. Em 35 partidas, o Fenômeno tem 22 tentos pelo clube alvinegro - praticamente um gol a cada dois jogos.
O Avaí também tem quase nada a aspirar no Brasileiro ao receber o Corinthians em casa, a não ser o desafio de bater o atual campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista.
Com 50 pontos -começou a rodada como o sétimo colocado-, o time já está matematicamente livre do rebaixamento em sua temporada de estreia nos pontos corridos da Série A e com vaga quase garantida na Copa Sul-Americana.
A equipe catarinense, que no primeiro turno chegou a frequentar o G4, agora apenas curte o fim de Nacional.


NA TV - Avaí x Corinthians
Globo e Band (ambas para SP), ao vivo, às 17h



Texto Anterior: Antecipação de jogo deixa Palmeiras sem reforços
Próximo Texto: Roupa de festa: Equipe volta a utilizar seu uniforme roxo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.