São Paulo, sábado, 15 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Trintão", Milan pega Boca júnior

Time argentino tem titular de 19 anos, duas décadas mais novo que Maldini

Média da equipe italiana é de 31,2 anos, contra 24,6 da equipe argentina, que conta com apenas dois veteranos na final do Mundial da Fifa


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se o Milan for campeão mundial amanhã, seu elenco experiente será exaltado. Mas, se o Boca Juniors sair com o título no Japão, o envelhecido time italiano deverá ser contestado.
A diferença entre os elencos dos dois finalistas do torneio da Fifa é grande, se for levada em consideração a média de idade dos atletas. O Milan, com 16 jogadores com 30 anos ou mais, apresenta uma média de idade de 31,2 anos. Seu rival, com nome que já lembra jogadores jovens, tem média de 24,6 anos na luta pelo tetra.
Se o campeão europeu valoriza até jogador de 39 anos, caso do zagueiro e lateral Maldini, o vencedor da última Libertadores aposta, por exemplo, em Banega, titular com só 19 anos.
O atleta mais jovem no elenco do Milan no Japão é Gourcuff, que tem 21 anos hoje. O segundo mais moço do time é Kaká, a estrela da companhia, que já contabiliza 25 primaveras e está prestes a ser eleito como melhor do mundo pela Fifa.
No Boca Juniors, apenas Palermo, 34, e Ibarra, 33, podem ser considerados veteranos. Porém eles são mais moços que Fiori, 38, Cafu, 37, Serginho, 36, Favalli, 35, Kalac (faz 35 amanhã), Dida, 34, e Inzaghi, 34.
Tantos veteranos fariam do Milan amanhã o clube campeão mundial mais idoso da história. Maldini foi campeão da disputa em 1989 com 21 anos, idade superior à que tem hoje Cahais, 19, e Garcia, 20, que também integram o elenco da equipe de Buenos Aires.
Caso a partida termine empatada, haverá prorrogação. Caso o empate continue, haverá disputa de pênaltis, como aconteceu em 2003 quando os dois clubes decidiram o Mundial -na ocasião, o Boca superou o oponente por 3 a 1. Um dos que erraram pênalti naquela final foi Seedorf, que tinha 27 anos na ocasião e hoje tem 31.
O Milan de Carlo Ancelotti é tão apegado a seus atletas que nove jogadores que estiveram na decisão do Mundial de 2003 estão neste ano de novo no Japão: Dida, Cafu, Maldini, Pirlo, Gattuso, Ambrosini, Seedorf, Kaká e Inzaghi. No Boca, só Battaglia viveu aquela final.
""Temos nossas forças e sabemos o que fazer. Espero que possamos levar o título de novo para casa", declarou Battaglia, mais maduro aos 27 anos.


Texto Anterior: Inglês: Portsmouth vira apenas coadjuvante
Próximo Texto: Rodrigo Bueno: Romeu e Julieta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.