São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CICLISMO

Ex-astro da Itália morre deprimido aos 34 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

O corpo do ciclista Marco Pantani foi encontrado no chão de um quarto de hotel, anteontem à noite, em Rimini, na Itália, por funcionários do resort Le Rose que estavam preocupados com o desaparecimento do italiano.
A polícia encontrou pelo menos dez caixas de sedativos com o corpo, mas até o resultado da autópsia, que será divulgado hoje, a hipótese de suicídio está descartada.
Segundo o legista Francesco Toni, a causa da morte do atleta teria sido uma parada cardíaca.
"Ninguém falou em suicídio e excluo esta possibilidade", afirmou Paolo Gengarelli, encarregado do caso. "Como encontramos tranqüilizantes no quarto, precisamos estudar se eles tiveram alguma influência em sua morte."
Segundo funcionários do hotel, Pantani estava havia pelo menos cinco dias trancado no quarto. Só saía pela manhã para tomar café e pedia que as outras refeições fossem entregues em sua suíte. A polícia também achou algumas anotações, mas disse que não eram um bilhete de despedida.
Ele foi encontrado usando uma calça jeans e sem camisa.
Pantani, 34, último ciclista a vencer a Volta da França e o Giro da Itália no mesmo ano, em 1998, enfrentava uma crise de depressão após acusações de doping.
Um ano depois, o italiano se recusou a passar por um exame antidoping durante o Giro da Itália e foi expulso da competição. Em 2001, a polícia encontrou uma seringa que continha traços de insulina em seu quarto. Pantani foi então expulso novamente da prova.
No ano passado, o italiano passou algumas semanas internado em uma clínica de desintoxicação, especializada em depressão e dependência química. Segundo um amigo, ele se internaria novamente no próximo dia 27.
Sua última aparição no Giro foi em 2003, quando ele terminou na 14ª colocação. Na volta da França, correu pela última vez em 2000.
Pantani ainda não havia anunciado planos de competir neste ano, o que acabou gerou rumores de que ele se aposentaria.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Vôlei - Cida Santos: Tudo igual
Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: Faltou futebol de novo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.