São Paulo, Terça-feira, 16 de Março de 1999
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Media Partners diz esperar passar a crise

da Reportagem Local

A Media Partners International espera uma melhora no cenário econômico brasileiro para dar prosseguimento ao projeto da liga.
"Estamos esperando passar a crise", disse Peter Ekelund, diretor da Media Partners International, ao ser questionado sobre quando a empresa deverá autorizar a Fundação Getúlio Vargas a fazer a pesquisa que será a base da liga.
O estudo analisará o mercado brasileiro e ajudará a moldar a liga em diversos aspectos, como número de clubes, sistema de disputa e existência ou não de rebaixamento na competição.
"É difícil falar se será neste ano ou em outro. Mas continuamos interessados em investir no Brasil", disse Ekelund.
"Eles (a Media Partners) vieram pedir para a Fundação Getúlio Vargas fazer uma pesquisa para saber se o povo brasileiro estava realmente querendo uma liga no Brasil. (Mas) a Media Partners pediu para esperar um pouco", disse Pelé em entrevista à TV Cultura.
A expectativa da crise pode ter sido a causa da inclusão, na carta de intenções assinada em dezembro, de uma cláusula que anulava o documento se as diretorias não o referendassem em 15 dias.

Tutela
Ekelund disse que é possível que a liga seja fundada sob a tutela da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). "É cedo para dizer, mas, a princípio, todas as forças têm de trabalhar juntas", afirmou.
O modelo de liga subordinada à federação ocorre, por exemplo, na Itália e na Espanha.
A grande vantagem de uma liga reconhecida pela confederação (e, consequentemente, pela Conmebol e pela Fifa) é que os clubes não perderiam o direito de participar de competições internacionais, como a Taça Libertadores.
Mas para que uma liga comandada por Pelé ocorresse em parceria com a CBF, seria preciso que o ex-jogador se aproximasse do presidente da confederação, Ricardo Teixeira.
Pelé e Teixeira são inimigos políticos desde que o primeiro disse ter sido preterido injustamente em uma negociação de direitos de TV do Brasileiro. Mais tarde, os sócios de Pelé admitiram que a proposta da empresa era inferior à da concorrente (a Traffic). (RD e MD)


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