São Paulo, domingo, 16 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

XADREZ

Búlgaro e russo disputam coroa

Tabuleiro volta a ter rei único após 13 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

A notícia mais esperada pelo mundo do xadrez nos últimos 13 anos foi divulgada pelo presidente da Fide (Federação Internacional), Kirsan Ilyumzhinov. A partir de setembro, um duelo unificará os títulos mundiais.
O campeão pela Fide, o búlgaro Veselin Topalov, enfrentará o russo Vladimir Kramnik, que ostenta o título da PCA (Associação dos Jogadores Profissionais), liga dissidente fundada por Garry Kasparov em 1993, quando o enxadrista entrou em litígio com a Fide por questões financeiras.
"É um dia histórico para o nosso esporte", comemorou Ilyumzhinov, que concorre à reeleição da Fide, em 5 de junho, e usará o encontro entre Topalov e Kramnik como mote de sua campanha.
O duelo será realizado na Kalmikia, região russa com população budista, que já teve o presidente da Fide como líder.
Serão 12 jogos, de 21 de setembro a 13 de outubro. O prêmio mínimo que Ilyumzhinov irá oferecer a ambos é de US$ 1 milhão (R$ 2,15 milhões). Controles de tempo e critérios de desempate serão divulgados nos próximos meses.
Os dois enxadristas vivem momentos distintos em suas carreiras. Topalov, 31, tem atuado em torneios de elite com resultados convincentes. Já Kramnik, 30, está se recuperando de um raro problema de saúde que causou artrite em sua espinha dorsal. A última atuação expressiva do russo foi a manutenção do título da PCA contra o húngaro Peter Leko, em Brissago (Suíça), em 2004.
Não se deve esperar do novo duelo uma repetição das ácidas farpas lançadas nos encontros entre Bobby Fischer e Boris Spassky, Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi ou Karpov e Garry Kasparov. Tanto Topalov quanto Kramnik são avessos à polêmica.
Mas o búlgaro, número um do mundo, não perdeu a oportunidade de atacar o futuro adversário, somente o nono do atual ranking da Fide, há alguns meses: "Acho que há enxadristas mais fortes para eu enfrentar". (TT)


Texto Anterior: O personagem: Capitão do Brasil prega projeto para espichar atletas
Próximo Texto: Futebol - Juca Kfouri: Começou o melhor Brasileirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.