São Paulo, sábado, 16 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barcelona e Real iniciam maratona

ESPANHOL
Arquirrivais fazem hoje o primeiro jogo da série de quatro partidas decisivas em somente 18 dias

DE SÃO PAULO

Em um intervalo de 18 dias, a Espanha será palco de uma overdose do clássico mais estelar e midiático do futebol mundial. Serão quatro partidas decisivas entre Barcelona e Real Madrid.
A "definição" do Campeonato Espanhol, o vencedor da Copa do Rei e um finalista da Copa dos Campeões da Europa serão conhecidos nesses duelos, o que mostra o papel de protagonista que os clubes desfrutam nos torneios de que participam. Nada indica que essa situação deve mudar em breve.
Ambos possuem orçamentos milionários para manter e contratar estrelas. A idade de seus principais jogadores tampouco pede alterações drásticas em seus elencos.
Dos 11 titulares do Barcelona que devem iniciar o clássico, somente o meia Xavi, 31, tem mais de 30 anos. No Real Madrid, o português Ricardo Carvalho, 32, é o único trintão do grupo merengue.
Entre os oito times das quartas de final da Copa dos Campeões, só o Shakhtar Donetsk também contou com tão poucos veteranos. A Inter de Milão, atual campeã, caiu com sete "velhinhos".
Até os craques com pinta de veteranos de Barcelona e Real ainda são jovens. O argentino Lionel Messi, eleito o melhor do mundo nos dois últimos anos e astro maior do clube catalão, tem 23 anos. O português Cristiano Ronaldo, que o precedeu no prêmio, fez 26 anos em fevereiro.
Os dois disputam a artilharia do Espanhol, com 29 gols. No duelo entre os clubes, Messi leva vantagem. O Barcelona goleou por 5 a 0 no primeiro turno do Espanhol.
Se vencer hoje, abre 11 pontos para o arquirrival, vice-líder, diferença praticamente impossível de ser tirada em seis rodadas -em 31 jogos, os catalães só deixaram de ganhar nove pontos.
"Este Madrid é melhor do que o do primeiro turno. É favorito. Seus jogadores chutam mais, saltam mais, são mais rápidos e mais fortes do que os nossos", disse o técnico Josep Guardiola, do Barcelona, sobre uma possível superioridade do mandante.
"Não imagino que o Real Madrid fique dois ou três anos sem ganhar nada. Falamos do maior clube do mundo, ou de um dos maiores", declarou um confiante Cristiano Ronaldo.
(RAFAEL REIS)

NA TV

Real Madrid x Barcelona
17h ESPN Brasil e ESPN HD


Texto Anterior: Messi mouse
Próximo Texto: Mourinho tem mau retrospecto contra catalães
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.