São Paulo, sábado, 16 de abril de 2011

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"Viril", competição exibe grades e arame farpado

COPA AMÉRICA
Estádio de abertura mescla modernidade com defasagem

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A LA PLATA

A Copa América da Argentina realizou ontem o lançamento oficial de sua bola e de sua mascote, mas ganhou também imagem que a associa à pirataria e à virilidade.
O estádio Único em La Plata, local em que ocorreu o evento da Nike, parceira da Conmebol, concilia modernidades, como um telão, com um pouco de era medieval, como o fosso com água e sujeira entre campo e tribuna.
Há grades e até arame farpado separando setores do campo, uma característica antiga de estádios sul-americanos e quase impensável em novas arenas europeias.
Em volta, propagandas da Nike com a bola do torneio acima de ossos cruzados, algo que facilmente remete à bandeira pirata. Mario Andrada, diretor de comunicação da Nike para a América Latina, disse que a imagem se explica pela "rivalidade".
"Na América, há rivalidades, como Brasil x Argentina, Argentina x Uruguai e Brasil x Uruguai, que não existem na Europa. É um jogo mais duro, mais viril", falou ele, que não vê uma associação da imagem à pirataria, algo que tanto incomoda a Nike.
"A pirataria, com esse sentido [comercial], é mais em português", falou Andrada. A Copa América terá sua abertura no dia 1º de julho, no estádio Único de La Plata.
O torneio será realizado quase todo fora da capital Buenos Aires, que só abrigará a decisão, no dia 24 de julho.
"A ideia da AFA [federação argentina] foi mesmo fazer uma Copa América descentralizada. Até a Argentina vai rodar o país [jogará em La Plata, Santa Fé e Córdoba]", disse o secretário-geral da Conmebol, Eduardo Deluca.

O jornalista RODRIGO BUENO viaja à Argentina a convite da Nike


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