São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Mundial de long e SuperSurf

Enquanto o circuito de pranchão deve ganhar nova etapa, o Brasileiro vê vitórias de catarinense e paraibana

CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

APÓS REALIZAR só uma etapa em 2007, o WLT, circuito mundial de longboard, deverá voltar a ter duas provas neste ano: a primeira acabou no domingo em Anglet, na França, e a segunda deve ser confirmada, na Califórnia, para novembro.
A etapa francesa teve sete brasileiros, entre eles o atual campeão mundial, Phil Rajzman, 25. Mas o vencedor foi o australiano Harley Ingleby, 24, ao bater o surfista local Antoine Delpero, 22, em boas ondas de até 1 m. Phil, com surfe inovador sobre o pranchão, dividiu o terceiro lugar com o veterano havaiano Bonga Perkins, 33, de estilo clássico. Em quinto, Carlos Bahia e Amaro Matos foram outros do país bem colocados.
A expectativa é que o WLT ganhe mais fôlego e aumente o número de etapas. Após muita negociação com a ASP, a tradicional etapa de Boca Barranca, na Costa Rica, foi cancelada, e agora os competidores torcem para que a etapa da Califórnia seja de fato realizada e atraia patrocinadores. Com o resultado em Anglet, Phil Rajzman pode sonhar com o bi mundial em solo norte-americano.
Já o SuperSurf, com cinco etapas confirmadas em 2008, chegou à praia do Cupê, em Porto de Galinhas (PE), na quarta, após quatro anos.
O Brasileiro de surfe distribui R$ 160 mil por etapa e não passou pelo Nordeste em 2007. Neste ano, com o campeonato nos moldes do WCT, o catarinense William Cardoso e a paraibana Diana Cristina foram os vencedores da primeira parada, na praia da Joaquina, em Florianópolis. Diana, a Tininha, da tribo Potiguara, ostenta índice de 90% de aproveitamento nas baterias, vencendo 9 das 10 que disputou -este é o primeiro ano dela oficialmente no torneio, já que, em 2007, atuou só na última etapa, como convidada. William conta com 76,2% de aproveitamento, o melhor da categoria masculina, com 16 vitórias em 21 participações. Mas William ou Tininha não são favoritos. No SuperSurf, a imprevisibilidade faz parte do jogo.
Depois de Porto de Galinhas, o campeonato deve esquentar, com paradas confirmadas em Maresias, Ubatuba e Rio de Janeiro.

MUNDIAL DE SURFE - WCT
As ondas de Teahupoo, enfim, apareceram no Billabong Pro Tahiti. Vindo das triagens, Bruno Santos já eliminou o campeão mundial, Mick Fanning, e o segundo do ranking, Taj Burrow. Adriano Mineirinho também segue na prova.

BRASILEIRO DE SURFE SUB-20
Thiago Camarão é o primeiro campeão do país da categoria após vencer o Oakley Pro Jr., em Ubatuba.

SELETIVA MUNDIAL SUB-16
Hoje o Quiksilver King of The Groms reúne a elite da nova geração em Florianópolis. A segunda etapa será realizada no Guarujá nos dias 7 e 8 de junho.


sarli@trip.com.br

Texto Anterior: Perigo: Al Qaeda ameaça Euro-2008, relata jornal
Próximo Texto: Carrasco do Fla faz 2 e complica Santos na Libertadores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.