São Paulo, sábado, 16 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Currículo como atleta é modesto

DA REPORTAGEM LOCAL

O currículo de Luiz Felipe Scolari como jogador é radicalmente oposto ao de pelo menos dois de seus antecessores na seleção: Leão e Zagallo obtiveram grande sucesso nos campos antes de se tornarem treinadores.
Scolari conseguiu conquistar apenas um título em sua carreira como jogador: foi campeão alagoano em 1981, pelo CSA.
Goleiro por 20 anos, Leão participou de quatro Copas do Mundo. Foi titular em 1974 e em 1978 e reserva em 1970 em 1986.
Ao todo, Leão defendeu a seleção brasileira em 105 partidas.
Conquistou, ainda, quatro títulos paulistas e dois brasileiros, por clubes como Palmeiras, Corinthians e Grêmio.
Zagallo foi titular do Brasil nas conquistas dos títulos mundiais de 1958 e de 1962. Foi, ainda, tricampeão carioca pelo Flamengo e bicampeão pelo Botafogo.
Jogou 34 vezes pela seleção e se notabilizou por criar um estilo novo para a época: o do ponta que recuava para ajudar na marcação.
Entre os técnicos recentes no comando da seleção brasileira, o último que teve uma passagem apagada como jogador profissional foi Wanderley Luxemburgo.
Lateral-esquerdo mediano, sua grande glória foi ter conquistado o bicampeonato do Torneio de Cannes em 1973 e 74 com a seleção brasileira de novos. Mas teria atuado nos torneios com documentação irregular. (FSX)



Texto Anterior: 'Felipão' é obra da República de Alagoas
Próximo Texto: No campo, Scolari batia; fora, era rei do baralho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.