UOL


São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodada dos clássicos do Nacional ajuda os visitantes a vencerem sete partidas no fim de semana

Em seu "salão", São Paulo derrota o Corinthians

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo venceu ontem o Corinthians, de virada, por 2 a 1, no estádio que foi chamado até pelo site oficial corintiano de ""salão de festas" do clube. A vitória no Morumbi, mais que colocar o time na quinta posição na tabela -ultrapassou o rival, agora oitavo colocado-, derrubou a série de triunfos corintianos contra os até então ""fregueses".
Havia 13 meses e cinco jogos que o São Paulo não batia o Corinthians, que eliminou o rival em três competições no período.
A rodada recheada de clássicos regionais (nove com o ""neoclássico" Santos x São Caetano) ajudou no sucesso dos visitantes, que conseguiram sete vitórias em 12 partidas neste final de semana -a rodada que havia tido mais vitórias dos ""forasteiros" até então, a terceira, registrara quatro vitórias para os clubes visitantes.
O São Paulo jogou em sua casa ontem, mas o Corinthians era o mandante do clássico. O mesmo aconteceu no Maracanã, onde o Flamengo venceu por 2 a 1 o Vasco, de virada, com o time de São Januário sendo o ""anfitrião".
Anteontem, outro clássico castigou o mandante. Em Campinas, o Guarani bateu o seu arqui-rival no estádio Moisés Lucarelli. Com uma vitória de 2 a 0, manteve um longo tabu -não perde há 20 anos na casa da Ponte Preta.
O São Caetano também manteve um tabu: nunca perdeu pontos para o Santos em Brasileiros. Ontem, fez 1 a 0 na Vila Belmiro.
Outros visitantes vitoriosos foram Paysandu e Juventude, que bateram Fortaleza e Paraná, respectivamente, por 2 a 1. Anteontem, na volta de Romário ao Fluminense, o Goiás já havia levado a melhor em pleno Maracanã: 3 a 2.
Apesar dos muitos clássicos, a rodada não conseguiu angariar bom público. O confronto Bahia 2 x 1 Vitória, quase sempre com casa lotada, reuniu pouco mais de 20 mil torcedores na Fonte Nova. Foram ao Maracanã ver o jogo que envolveu as duas maiores torcidas cariocas 13.920 pessoas. No Morumbi, apenas 17.120 torcedores viram um clássico esvaziado pela seleção brasileira -Gil, Luis Fabiano, Kléber, Ricardinho e Fábio Luciano estão na França.
Devido à ausência de algumas das principais estrelas do campeonato, o fim de semana poderia consagrar vários ""jogadores interinos", mas poucos brilharam. Os são-paulinos Rico e Roger tiveram algum destaque -o primeiro deu dribles que resultaram na expulsão de Anderson, e o segundo fez uma defesa excepcional.
O Cruzeiro, com quatro convocados à Copa das Confederações, ficou no 0 a 0 com o Atlético-MG, mas manteve a liderança, com 25 pontos e um jogo a menos.



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.