São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bernardinho inicia teste para Jogos

Técnico do Brasil usa liga Mundial de vôlei, na qual o Brasil bateu de novo a Sérvia, para avaliar reservas

MARIANA LAJOLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Bernardinho começou ontem os testes que definirão a seleção brasileira em Pequim.
E promete não dar trégua aos candidatos às últimas vagas até as finais da Liga Mundial.
No último confronto com a Sérvia no Ibirapuera, apenas Gustavo e Escadinha eram titulares no time que entrou em quadra. O Brasil nunca havia jogado com aquela formação.
Além dos dois veteranos, foram escalados Samuel, Nalbert, Bruno, Sidão e Anderson.
Irregular, a seleção sofreu para marcar 3 sets a 2 (23/25, 25/19, 24/26, 25/23 e 15/11).
"Eu tenho de ver como eles respondem a um momento de pressão", disse Bernardinho.
"Vou colocá-los na fogueira mesmo. E dar oportunidade a todos", completou o treinador.
Alguns atletas mereceram atenção especial ontem.
Bruno, 21, teve de superar a falta de entrosamento com os companheiros e a pressão da torcida, que chegou a pedir a entrada do levantador titular Marcelinho. O treinador brasileiro afirmou também ter ouvido gritos por Ricardinho, cortado antes do Pan- 2007.
"O Bruno sofreu com a arbitragem, que apitava de forma muito rápida, e ficou meio perdido para armar as jogadas. Em alguns momentos, fez as opções erradas. Mas fico feliz que ele tenha conseguido sair da dificuldade", afirmou Bernardinho, que criticou a arrogância da arbitragem e classificou sua atuação como fraca.
Samuel, 24, foi o principal destaque da partida, com 23 acertos. Mas recebeu algumas críticas de Bernardinho. "Ele teve uma ótima atuação, faz coisas impressionantes, mas não adianta impressionar se não tiver um bom percentual de aproveitamento", afirmou.
Os dois jovens disputam vaga com veteranos como o ponta Nalbert, 34, e o levantador Marlon, 30. Os quatro atletas viajarão para França e Venezuela para disputar os próximos jogos da Liga Mundial.
"Tenho algumas dúvidas, serão decisões difíceis e só tenho até as finais da Liga para tomá-las", afirmou Bernardinho.
Nos dois jogos em que o Brasil venceu por 3 sets a 2 em São Paulo, o técnico ficou preocupado com o excesso de erros da seleção. Ontem, o time cedeu 38 pontos, contra 33 dos rivais, que atuaram com base muito mais jovem e inexperiente.
"O ataque da seleção melhorou, mas não foi bom [63 pontos contra 48 dos rivais]. O bloqueio também não foi bem [11 a 17]. E também falhamos demais nos contra-ataques. Esses erros me preocupam muito", declarou Bernardinho.


Texto Anterior: Seleção pega chave forte em Pequim
Próximo Texto: Nalbert: Atleta lidera time e quer vaga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.