São Paulo, Quarta-feira, 16 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
New York tenta agora derrotar San Antonio e chegar ao título de 99
Maior zebra da NBA parte para seu último desafio

da Reportagem Local

Já considerado a maior "zebra" da história da NBA (National Basketball Association), o New York Knicks busca, a partir de hoje, cumprir com sucesso a última etapa de sua surpreendente campanha nesta temporada.
A equipe da costa leste inicia contra o favorito San Antonio Spurs, no ginásio do adversário, o playoff decisivo (melhor de sete partidas) da liga profissional norte-americana de basquete.
A final já ganhou caráter épico. A chance de uma conquista inédita é estímulo para os dois lados.
Os Spurs se movem pelo primeiro título de sua história.
A equipe de Nova York, por seu lado, pode se tornar a única a, mesmo se classificando na última vaga oferecida para os playoffs em sua conferência, levar a taça da NBA.
Desde 1984, quando a liga começou a classificar oito times de cada conferência para os playoffs (antes eram seis), o New York Knicks é o primeiro que conseguiu superar mais de dois confrontos.
Passou por Miami Heat (3 a 2), Atlanta Hawks (4 a 0), e ganhou a Conferência Leste contra o Indiana Pacers (4 a 2).
Os Spurs derrotaram Minnesota Timberwolves (3 a 1) e arrasaram Los Angeles Lakers e Portland Trail Blazers (ambos por 4 a 0). Estão sem perder há dez partidas.
Já vitoriosos, não importando o resultado da decisão, são os treinadores das duas equipes.
Tanto Gregg Popovich, dos Spurs, que iniciaram o campeonato com seis vitórias e oito derrotas, como Jeff van Gundy, dos Knicks, que por pouco não se classificaram aos playoffs, estiveram ameaçados de demissão. E "sobreviveram".
O retrospecto na fase classificatória e nos playoffs serve para deixar com o time do Texas, estreante em finais, todo o favoritismo.
Na primeira fase, os Spurs tiveram o melhor desempenho entre as 29 equipes participantes: 37 vitórias e 13 derrotas. Nos playoffs, de novo, foram os melhores, com 11 vitórias e só 1 derrota.
Já os Knicks tiveram dez derrotas a mais na primeira fase. Nos playoffs, foram três a mais que o rival.
Em nove itens estatísticos analisados pela NBA (pontos, acerto de arremessos, acerto de três pontos, acerto de lances livres, assistências, rebotes, "tocos", roubos de bola e erros), os atletas dos Spurs apareceram, na fase classificatória, entre os dez primeiros de quatro rankings (acerto de arremessos, assistências, rebotes e "tocos") -os de Nova York, em nenhum.
Na disputa de playoffs, com 16 participantes, os Spurs se mantiveram em evidência em quatro itens (acerto de arremessos, acerto de três pontos, assistência e tocos), desta vez analisando-se os cinco times mais bem ranqueados.
Já os Knicks progrediram, conseguindo ficar entre os cinco melhores em duas estatísticas (acerto de arremessos e erros).
No confronto direto no campeonato, empate, já que as duas equipes ainda não se enfrentaram.
Isso porque esta temporada foi atípica: devido a um locaute (greve de patrões) que atrasou mais de dois meses o torneio, cada time disputou 50 jogos na fase de classificação -normalmente são 82.
No sistema 2-3-2 do playoff final, o time de San Antonio pode jogar mais vezes em casa (partidas 1, 2, 6 e 7). Mas a equipe nova-iorquina, caso vença um dos dois primeiros jogos, terá a chance de fechar a série em seu ginásio.
NA TV - ESPN International, ao vivo, às 22h


Texto Anterior: Atraso e prisão tumultuam início da preparação corintiana
Próximo Texto: Tênis: Inglês é o 1º rival de Kuerten em Londres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.