São Paulo, quinta-feira, 16 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudado, Corinthians busca esquecer tropeço

Sem Alessandro e Elias, Mano Menezes dá ênfase à preparação de jogadas pelo lado direito, que terá Diogo e Jucilei contra o Sport

DA REPORTAGEM LOCAL

Se não chegou a lhes abalar a confiança, a derrota para o Grêmio fez os corintianos perceberem as diferenças entre um mata-mata, disputa em que foram vencedores duas vezes no ano, e um campeonato de pontos corridos. Afinal, foi pela ausência da dupla de zaga titular que o time sofreu sua pior derrota com o técnico Mano Menezes.
Agora, contra o Sport, no Pacaembu, o Corinthians tentará fazer de sua deficiência o ponto forte para voltar a vencer e não ficar para trás no Brasileiro.
Desfalcado de duas peças fundamentais para seu bom funcionamento (o lateral Alessandro e o volante Elias), o lado direito corintiano é o setor do time que mais recebeu atenção da comissão técnica nos últimos dias. As alterações forçadas pelas suspensões fizeram o técnico corintiano mudar um pouco a sua rotina pré-jogo.
Ao contrário do que normalmente faz, Mano logo definiu Diogo, na lateral, e Jucilei, no meio-campo, como os substitutos dos ausentes.
Ontem, véspera do duelo entre os dois últimos campeões da Copa do Brasil, o treinador comandou um treino coletivo de pouco menos de uma hora de duração -algo que pouco faz em dias que antecedem jogos.
No exercício de campo, que simula uma partida, Mano deu ênfase especial ao posicionamento e ao comportamento do lado direito do time titular.
O treinador repetiu várias vezes saídas rápidas, simulando contra-ataques, com a bola partindo pelo lado direito. Jorge Henrique era o encarregado de abrir espaço para a passagem de Diogo ou de Jucilei.
A cada tentativa, Mano dava novas orientações ao jovem lateral-direito corintiano.
"É natural ter mais cuidado com um setor em que se mexe em duas de três peças", disse o técnico. "Durante o treino, sempre se dá atenção às coisas que precisam ser corrigidas. E, em algumas, é necessária essa correção para não perdermos a possibilidade de pressionar o adversário em nossa casa."
Para os dois novatos, a chance de poder jogar desde o início junto com os principais jogadores do time é única -ambos já iniciaram jogos no Brasileiro, mas sempre quando Mano optou por poupar titulares por causa da Copa do Brasil.
No entanto, há também a ansiedade para que não errem. "Tem que prestar bastante atenção na linha de quatro na defesa", disse Diogo, sobre uma de suas maiores preocupações.
Mas, se há a incerteza com as mudanças na direita, o time terá o alento de ver sua zaga parcialmente recomposta.
Chicão treinou normalmente e, recuperado de uma virose que o tirou do jogo contra o Grêmio (0 a 3), volta à equipe.
No Sport, o técnico Leão pede atenção especial ao meia Douglas -segundo ele, o atleta é o principal responsável pelos lançamentos a Ronaldo.


Texto Anterior: "Nosso time não é forte", diz volante
Próximo Texto: Souza: em negociação, atleta fica fora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.