São Paulo, domingo, 16 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Como no filme estrelado por Tom Hanks, time sonha "crescer' um dia
Lusa protagoniza versão de "Quero Ser Grande"

RODRIGO BUENO
da Reportagem Local

"Quero ser grande."
O popular filme estrelado por Tom Hanks, em que um garoto realiza seu sonho ao entrar em uma máquina, virar adulto e se tornar um homem bem-sucedido no mundo dos negócios, ganhou sua versão no Canindé.
A Lusa, em meio à disputa do Campeonato Brasileiro -hoje enfrenta às 16h o Vitória no Canindé-, está em plena campanha para ser considerada "grande".
Excluída do Clube dos 13, entidade que reúne os principais times do país, a Lusa tenta ganhar sua carteirinha de sócia com base nos bons resultados que vem obtendo nos últimos anos e também na ampliação do seu patrimônio.
Para seu lobby ter mais força, a equipe conta com o amparo agora do presidente da Federação Paulista de Futebol, que, desde o dia de sua reeleição na entidade que comanda o futebol paulista, levantou a bandeira da Lusa, pedindo formalmente a Fabio Koff, presidente do Clube dos 13, a entrada do time paulista na entidade.
"Acho que nós merecemos estar entre os grandes clubes do país. Quem sabe agora não chegou a nossa hora?", disse Ilídio Lico, vice-presidente do clube.
Anteontem, nas comemorações do 78º aniversário da Lusa, o clube aproveitou para inaugurar seu Centro de Medicina Integrada, moderno complexo que reúne avançados aparelhos da área.
"Trata-se de um novo conceito. O Departamento Médico passa a ser apenas um setor desse Centro de Medicina Integrada", disse o vice-presidente médico do clube, José Roberto Cordeiro.
O complexo é tão moderno que inclui até um equipamento desenvolvido pela Nasa (agência espacial dos EUA), o ergoespirômetro computadorizado, para avaliar a capacidade aeróbica do atleta.
A realização do sonho da Lusa pode estar próximo. Fabio Koff disse na próxima reunião do Clube dos 13 vai colocar em discussão a entrada do time na entidade.
"Acho a Lusa um grande clube. Se os presidentes dos times aceitarem a proposta, ela irá fazer parte do Clube dos 13", disse.
O 500º jogo
A partida de hoje contra o Vitória também servirá como prova de grandeza da Lusa. Será o jogo de número 500 do clube na história do Campeonato Brasileiro.
Foram 173 vitórias, 166 empates e 160 derrotas, sendo que a equipe marcou 586 gols e sofreu 528.
O melhor resultado da equipe aconteceu no torneio do ano retrasado, quando a Lusa ficou com o vice-campeonato, perdendo para o Grêmio na final.
O técnico Candinho, que ganhou uma semana para treinar sua equipe, já que o jogo contra o Vasco foi adiado devido à coincidência de datas com a Libertadores da América, tem apenas uma dúvida para definir o time.
O meia Alexandre ainda não está totalmente recuperado de uma contusão e deve fazer um teste antes da partida para saber se tem boas condições de jogo. Se não jogar, será substituído por Aílton.
A Lusa continua invicta na competição. Tem duas vitórias e dois empates e soma oito pontos.
Já o Vitória, que tem apenas quatro pontos, terá apenas uma mudança em relação à equipe que empatou com o Guarani: a entrada do estreante Lula, zagueiro contratado do Porto (Portugal).


Colaborou a Agência Folha, em Salvador NA TV - Lusa x Vitória, ao vivo, às 16h, na ESPN Brasil


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.