São Paulo, domingo, 16 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sete melhores equipes da competição fracassaram no primeiro semestre

Brasileiro inverte papéis

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de fracassos históricos nos desprestigiados Estaduais, momentos de glória no Nacional.
Com pouco mais de um terço da sua fase de classificação realizada, a edição 2001 do Campeonato Brasileiro põe em evidência equipes que terminaram o primeiro semestre desacreditadas por campanhas pífias em seus Estados.
Sem contar os jogos que seriam realizados ontem, nenhum dos sete melhores times da competição foi campeão estadual.
Na verdade, algumas dessas equipes colheram fracassos retumbantes antes da ascensão atual no Nacional.
É o caso, por exemplo, do líder Palmeiras, que hoje enfrenta no Parque Antarctica o Sport. Ao não conseguir superar Ponte Preta e Botafogo, ficou fora do quadrangular final do Paulista.
O mesmo aconteceu com São Caetano e São Paulo, que não conseguiram ir às finais em São Paulo e agora estão na zona de classificação do Brasileiro.
O time do Morumbi terminou o Estadual em um modesto oitavo lugar. Depois, a equipe ainda perdeu a decisão da Copa dos Campeões para o Flamengo, que também venceu o campeonato do Rio, porém agora está próximo da zona de rebaixamento.
Reforçado com Muller, Bechara e Anaílson, o time do ABC, que hoje pega o Santa Cruz em Recife, voltou a jogar como no ano passado, quando foi vice da Copa JH.
Mas é com equipes de fora de São Paulo que o pesadelo do primeiro semestre se transformou em boa fase no segundo.
Com Carlos Alberto Parreira como treinador, o Internacional deixou para trás o festejado Grêmio e disputa a classificação para a fase decisiva do Nacional depois de ficar fora da final do Gaúcho pelo segundo ano seguido.
Para o Goiás, o Brasileiro também serve como alívio para a decepção sofrida há poucos meses. Em 2001, depois de cinco títulos seguidos no Campeonato Goiano, a equipe foi derrotada pelo arqui-rival Vila Nova, equipe da segunda divisão do Nacional.
Completando a lista dos fracassados do primeiro semestre que agora aparecem com destaque no principal torneio do país surgem Atlético-MG e Fluminense.
O primeiro perdeu a final do Mineiro para o América, uma das equipes que estariam rebaixadas para a segunda divisão se o Brasileiro terminasse hoje.
O Fluminense, agora comandado por Oswaldo de Oliveira, é o único time carioca na zona de classificação no Nacional depois de terminar o segundo turno do Estadual com menos pontos do que equipes do porte de Americano de Campos e Olaria.



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Futebol: Sensação de novo, São Caetano ruge e espera vaga em Liga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.