São Paulo, quarta-feira, 16 de setembro de 2009

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mais dinheiro

Lobby final pela Rio-16 custa R$ 3,5 mi

Sem licitação, prefeitura carioca libera verba para promover candidatura no exterior antes do anúncio da sede olímpica

Riotur já planeja festejos pela cidade, com telões e shows, no dia 2, quando o COI divulgará a vencedora entre as quatro pleiteantes

ITALO NOGUEIRA
SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

A Prefeitura do Rio liberou cerca de R$ 3,5 milhões para serem gastos no lobby carioca no exterior durante a semana da escolha da cidade que vai abrigar os Jogos de 2016. E já prepara os detalhes para uma festa da eventual vitória carioca.
No próximo dia 2, os membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) decidem em Copenhague a sede de 2016. A verba liberada será usada em ações de marketing a partir do dia 28, na Dinamarca, para sensibilizar os integrantes do comitê.
Chicago, Madri e Tóquio também estão na disputa.
Funcionários da Riotur se reuniram ontem para definir os detalhes das festividades durante o dia da reunião do COI, que anunciará a cidade vencedora na tarde do dia 2.
A prefeitura estuda pôr telões na praia de Copacabana, no Centro e em outros bairros e realizar uma série de shows. A banda Monobloco já foi convidada para ser uma das atrações.
O contrato com os responsáveis pela organização do evento deve ser assinado hoje.
Lanterna entre os quatro finalistas na primeira avaliação do COI, realizada em 2008, o Rio igualou-se aos rivais no último relatório do comitê, divulgado no dia 2 deste mês.
O documento do COI manteve críticas à infraestrutura do Rio, mas a candidatura carioca foi superior na qualidade do dossiê e nas garantias financeiras das três esferas de governo.
Na segunda-feira, a Secretaria Municipal Especial da Copa-2014 e Rio-2016 repassou, sem licitação, R$ 3.496.611,93 ao Rio-2016, órgão responsável por coordenar a campanha brasileira e vinculado ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
No documento publicado no "Diário Oficial", a secretaria ligada à prefeitura diz que o valor será usado ""no custeio e execução de atividades promocionais do Rio, através do desenvolvimento de ações de marketing, com produção técnica e cenográfica" para o evento.
Os líderes da candidatura do Rio pretendem promover um evento diário de impacto na Dinamarca a partir do dia 28, data que marcará oficialmente a reta final da campanha. As outras cidades também deverão fazer eventos semelhantes.
Pelé será uma das atrações principais. Além dele, o Rio- -2016 já convidou dezenas de esportistas para participarem da viagem. Campeão mundial e olímpico de natação, Cesar Cielo é um dos convocados.
Líder da campanha do Rio, Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, já deixou o país. Ele está há quase dois meses visitando membros do COI para pedir votos para a cidade.
A eleição será decidida pelos dirigentes do comitê. No total, a entidade tem 106 integrantes. O Brasil conta com dois representantes: o próprio Nuzman e João Havelange, ex-presidente da Fifa. Por serem procedentes de um país que tem uma cidade candidata, não poderão votar.
Mais antigo integrante vivo do COI com direito a voto, Havelange também se encontra na Europa em campanha. No início do ano, enviou carta para todos os membros do comitê pedindo votos a favor da candidatura carioca. Em 2016, Havelange completará cem anos.


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