São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
As duas equipes de maior torcida do Brasil, que se tornaram decepções da Copa JH, se enfrentam no Pacaembu
Desilusão em SP, Corinthians pega Fla, desilusão no Rio

LUÍS SOUZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois dos times que mais criaram expectativa em seus torcedores no início da Copa JH se enfrentam hoje, às 21h40, no Pacaembu, na condição das duas maiores decepções do torneio.
Enquanto o Corinthians, bicampeão brasileiro, entra em campo como penúltimo colocado da Copa JH, o Flamengo, clube que mais investiu no semestre, amarga a eliminação da competição com a derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, em casa, anteontem.
O Corinthians acaba de se livrar da maior sequência de derrotas de sua história -dez- e afundou na competição após sofrer um desmanche no meio do ano e contratar reforços, com o torneio em andamento, sem condições físicas ou machucados.
Já no Flamengo, a crise fez o treino de ontem ser cancelado para evitar mais protestos após torcedores, que comemoravam os 105 anos do clube, terem agredido o lateral-esquerdo Athirson.
Para completar o desapontamento, as equipes ainda foram eliminadas da Copa Mercosul, e nem a contratação de ex-técnicos da seleção brasileira melhorou a situação. Candinho, no Corinthians, e Zagallo, no Flamengo, também fracassaram.
Sem chances de classificação, os dois times são também os principais responsáveis por deixar o povo fora da segunda fase da competição, pois são os clubes de maior torcida no Brasil.
Porém, talvez até antes dos torcedores, Corinthians e Flamengo desapontaram o Clube dos 13 e a Rede Globo, organizador e detentora dos direitos de transmissão e exploração de placas, respectivamente. Sem os times, o interesse, o público e os índices de audiência do torneio, que até agora não empolgaram, tendem a diminuir.
Um retrato disso está no fato de que o jogo das maiores torcidas não será transmitido pela TV, como estava previsto, e o Pacaembu deverá estar praticamente vazio.
Além disso, os torcedores podem perder o único consolo que lhes restaria na decepção causada pelos times: a possibilidade de Flamengo e Corinthians entrarem em férias antes dos rivais e conseguirem fazer pré-temporada para o próximo ano.
Um torneio amistoso, apenas para fazer dinheiro, estaria sendo armado com a participação dos dois clubes. Antônio Roque Citadine, vice-presidente do Corinthians, já se manifestou a favor, "desde que a compensação financeira seja boa".
O Corinthians deve ser mais ofensivo. Na tentativa de obter sua primeira vitória no comando do time, Candinho escalará Fernando e Dinei no ataque. No meio, Edu, recuperado de contusão, volta, mas Djair é dúvida. Já o lateral André Luís, que também vem de contusão, deve jogar.


Colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior: Futebol nacional: Dia-a-dia dos clubes
Próximo Texto: Jogo marca a despedida de Dinei
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.