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AUTOMOBILISMO
Além da equipe, Ford anuncia venda da fabricante de motores Cosworth para os donos da Champ Car
Red Bull compra Jaguar e mantém time na F-1 em 2005
TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL
Foram 59 dias de especulações e
espera. Desde que a Ford anunciou sua saída da F-1 e colocou sua
equipe (a Jaguar) e sua fabricante
de motores (a Cosworth) à venda,
a categoria encarou a indefinição.
Ontem, data-limite para os times se inscreverem para o Mundial de 2005, a montadora anunciou a venda das duas empresas.
A Jaguar, como esperado, foi
comprada pela Red Bull, empresa
austríaca de bebidas energéticas e
que dará nome à nova equipe.
O valor do negócio não foi revelado. Além do time, Dietrich Mateschitz também adquiriu a fábrica da Jaguar em Milton Keynes e
os túneis de vento que a equipe
mantinha em Bicester e Bedford,
também na Inglaterra -o time
terminou o Mundial em sétimo
lugar, com dez pontos.
"A compra da Jaguar representa
o ponto máximo do nosso envolvimento com o automobilismo, e
é o passo final e lógico do processo que começamos com o Red
Bull Junior", afirmou Mateschitz,
referindo-se ao programa que
mantém em diversas categorias
para descobrir novos talentos.
A equipe ainda não divulgou
seus pilotos. Os candidatos mais
prováveis são Christian Klien, que
correu pela Jaguar, e Vitantonio
Liuzzi, campeão da F-3000 Internacional. "Não tomamos nenhuma decisão ainda. Vamos testar
vários pilotos nas próximas semanas", disse Tony Purnell, ex-chefe
da Jaguar, que manterá o cargo.
O fornecedor de pneus também
não foi escolhido, mas a tendência
é manter a Michelin. "O carro de
2005 já estava sendo construído
para isso", declarou Purnell.
O novo time inicia seus testes no
dia 24, em Barcelona, com um
carro híbrido. Em 1º de dezembro, volta a treinar, desta vez em
Jerez, também na Espanha.
"Este dia marca o fim de uma
era. Após 35 anos, deixar a F-1 foi
uma decisão muito dura para
nós", afirmou Richard Parry-Jones, vice-presidente da Ford.
Quem saiu perdendo com a
aquisição da Jaguar foi a Sauber,
de Felipe Massa e Jacques Villeneuve, que tinha a Red Bull como
sua patrocinadora havia dez anos.
A outra empresa da Ford, a Cosworth, foi vendida para Kevin
Kalkhoven e Gerald Forsythe, donos da Champ Car e proprietários
de dois times na categoria.
Segundo os compradores, a primeira motivação para fechar o
negócio foi manter a tradição da
fabricante de motores. A segunda
foi pela sobrevivência da Champ
Car, que só usa os motores produzidos pela empresa da Ford.
"Não só queremos dar continuidade ao grande trabalho da
Cosworth como desejamos criar
novos projetos", disse Kalkhoven.
"Ainda existem muitos mercados
para explorarmos", completou.
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