São Paulo, terça-feira, 16 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Terceira via

MELCHIADES FILHO
EDITOR DE ESPORTE

Já é tradição nesta coluna republicana. No feriado de novembro, abro o espaço para quem ganha (muito) mais que eu para estudar o basquete norte-americano. Fique, então, com a opinião dos "general managers" das 30 equipes da NBA, encaminhada ao site oficial da liga sob a condição de anonimato.
Quem será o melhor jogador do campeonato? A maioria (57,1%) apostou em um Shaquille O'Neal ao mesmo tempo furioso e encantado com a saída para o Miami.
A quem você confiaria o chute decisivo a um segundo do final da partida? Aqui, levou a melhor Kobe Bryant, ex-colega de Shaq no Los Angeles Lakers, com 81%.
Os dois desafetos, que trocaram impropérios ao longo de toda a pré-temporada, foram votados os destaques em suas posições: Shaq entre os pivôs (95,2%) e Kobe entre os ala-armadores (100%).
No coração dos cartolas, porém, prevaleceu o melhor ala-pivô, Tim Duncan (66,7%). Com 47,6% das respostas, foi o bom-moço do San Antonio o eleito pela questão "Se você montasse um time hoje e pudesse contratar o jogador que quisesse, quem você escolheria?".
O armador Jason Kidd (New Jersey) e o ala Tracy McGrady (Houston) completaram a seleção ideal da NBA, com 78,6% e 52,4%, respectivamente.
Quem é o melhor defensor? Ron Artest (Indiana), com 38,1%, também apontado como o mais raçudo, com 33,3% dos votos.
O melhor arremessador? Peja Stojakovic (Sacramento), 47,6%.
O mais veloz com a bola? T.J. Ford (Milwaukee) e Kidd, 25%.
O jogador mais atlético? LeBron James (Cleveland), 33,3%.
Quem melhor exerce a liderança fora e dentro da quadra? Kevin Garnett (Minnesota), 42,9%.
Quem vai arrebentar neste ano? Al Harrington (Atlanta), 36,8%.
O melhor calouro? Emeka Okafor (Charlotte), 42,9%.
O melhor calouro estrangeiro? O argentino campeão olímpico Andres Nocioni (Chicago), 41,2%.
O alemão Dirk Nowitzki (Dallas) foi considerado o melhor estrangeiro, com 61,9%. O turco Mehmet Okur (Utah) e o francês Mickael Pietrus (Golden State), com 14,3%, os estrangeiros com mais chances de arrebentar nesta temporada -o brasileiro Nenê (Denver) veio a seguir, com 9,5%.
O melhor técnico? Larry Brown, que busca o bicampeonato pelo Detroit, 38,1%.
O melhor assistente técnico? Phil Johnson (Utah), 71,4%.
Qual equipe fez as melhores contratações? Miami, 38,1%.
Qual time vai subir mais de produção em relação a 2003/04? Phoenix e Orlando, 31,4%.
Que equipe dá mais prazer de ver jogar? Denver, 23,8%.
Os ganhadores de cada divisão? New York (66,7%), da Atlântico; Detroit (61,9%), da Central; Miami (100%), da Sudeste; San Antonio (25,2%), da Sudoeste; Sacramento (81%), da Pacífico; Minnesota (95,2%), da Noroeste.
Quem será o campeão? San Antonio Spurs, com 45,2% dos votos, seguido pelo Detroit, com 33,3%.
Para o não-iniciado, a enquete serve como guia do campeonato que acaba de começar. Para o maníaco, garante várias rodadas no botequim. Hic.

Web 1
Rodrigo Alves, do rebote.blogspot.com, foi à América e voltou ainda mais animado com seu site, excelente diário de bordo da NBA.

Web 2
A intrépida trupe do extinto Diário do Basquete arranjou teto novo na internet. Bruno Lima, com notícias fresquinhas do basquete nacional, e Fábio Balassiano, com análises espertas sobre a liga americana, agora assinam regularmente no www.databasket.com.br.

Web 3
Ao leitor que pede bis ou reclama uma chance de fazer pesquisas on-line, informo que esta coluna passa a ser postada semanalmente (mas só às quartas-feiras!) no melk.blog.uol.com.br.

E-mail
melk@uol.com.br


Texto Anterior: Doping: Agência abre mão de exame para punir consumo de "drogas sociais"
Próximo Texto: Futebol - Marcos Augusto Gonçalves: Sopapos, mata-mata e outros lances
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.