São Paulo, Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção sub-23 mira "emocional"

do enviado a Londrina (PR)

A dois dias do início do Torneio Pré-Olímpico, a seleção brasileira sub-23 vai priorizar o preparação emocional até a estréia contra o Chile, depois de amanhã, no estádio do Café, em Londrina (PR).
O técnico Wanderley Luxemburgo está preocupado em conter a ansiedade dos jogadores na estréia, comum em seleções jovens durante competições importantes. Em 96, por exemplo, a seleção olímpica perdeu para o Japão, por 1 a 0, na abertura da sua campanha na Olimpíada de Atlanta-96.
"Agora, vamos entrar no aspecto emocional. A partir de amanhã (hoje), vamos sentir como os jogadores reagem à proximidade da estréia", afirmou Luxemburgo.
"Depois disso, vamos conversar com eles e trabalhar esse lado", acrescentou o treinador.
Para cuidar da preparação emocional dos jogadores, a seleção conta com uma especialista: a psicóloga Suzy Fleury.
Apesar dos cuidados especiais nos próximos dias, Luxemburgo acredita que não deverá encontrar problemas com os jogadores.
"Eles já são homens. Todos já estão acostumados com a pressão dos seus clubes. Não deve haver nada demais", disse o treinador.
Até quarta-feira, a seleção vai ter uma rotina menos desgastante. Desde o início da preparação, há cerca de duas semanas, os jogadores estavam treinando praticamente duas vezes por dia.
Desde ontem, Luxemburgo decidiu poupar os jogadores. Ontem, a maioria realizou apenas exercícios na piscina.
O outro grupo fez um treino físico no estádio VGD (Vitorino Gonçalves Dias).
Hoje, a seleção pré-olímpica vai realizar apenas um treino tático no final da tarde.
Luxemburgo decidiu ontem atrasar em cerca de uma hora os treinos da seleção por causa do forte calor que faz em Londrina -sempre acima de 30 graus durante o dia.
Hoje, a seleção vai treinar provavelmente às 18h, no VGD.
Para a partida contra o Chile, Luxemburgo acredita que a seleção está pronta.
"Não posso dizer que a seleção está no ideal, porque teríamos que ter mais tempo. Mesmo assim, já avançamos muito. Para a estréia, o nível está bom", disse.

Recuperado
O volante Fabiano, que sofreu um corte no supercílio esquerdo no amistoso contra a Costa Rica, está garantido na estréia do time no Pré-Olímpico Sul-Americano.
Com a confirmação de Fabiano, Luxemburgo vai manter o esquema de três volantes contra o Chile.
O Pré-Olímpico vai classificar duas seleções para a Olimpíada de Sydney, em setembro. O torneio será disputado por dez equipes do continente. (SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Blatter põe Brasil como a 2ª opção
Próximo Texto: Delegação fica alerta para ameaça de febre amarela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.