São Paulo, quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na estréia, Muricy revê antigo aprendiz

Macuglia, do Guaratinguetá, trabalhou com o técnico são-paulino no Inter

Enquanto um comanda estrelas, jovem técnico se arrisca no futebol paulista pela primeira vez e sonha alcançar o top 4 do Estadual


JULYANA TRAVAGLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro encontro foi em 2003, pelo Campeonato Gaúcho. Na partida, um experimentado Muricy Ramalho, discípulo de Telê Santana no comando do Inter-RS, enfrentava o jovem Guilherme Macuglia, à frente do 15 de Novembro de Campo Bom. O resultado: duas vitórias do time de Porto Alegre e a conquista do Estadual.
Cinco anos depois, Muricy e Macuglia protagonizam hoje, às 20h30, em Guaratinguetá, um novo encontro, desta vez pelo Campeonato Paulista.
O experiente Muricy, bicampeão Brasileiro pelo São Paulo, terá pela frente novamente um time dirigido por Macuglia, que deixou o Rio Grande do Sul para se arriscar no Guaratinguetá. Mas ele não é o mesmo que o técnico do Morumbi conheceu quando trabalhava no Sul.
"Aprendi muita coisa com ele, mas não acho que temos o mesmo estilo de comando", disse Macuglia, lembrando o ano de 2005, quando foi convidado para trabalhar ao lado de Muricy, cuidando do Inter B.
"Conheço ele [Macuglia] e espero muita disposição e correria de seu time, que está treinando há mais tempo que nós", afirmou Muricy, sucinto em seus comentários.
Além do técnico são-paulino, o currículo de Macuglia exibe como referência os nomes de Ivo Wortmann e Paulo Paixão.
"Eu me considero extremamente competitivo, da mesma forma que quando era jogador, e não abro mão disso", gaba-se, afirmando não aliviar na hora das broncas nos atletas, atitude típica dos técnicos sulistas.
Se à frente do São Paulo o desafio de Muricy é brilhar no Paulista e conquistar a Libertadores, no Guaratinguetá a meta de Macuglia é mais modesta, mas não menos ambiciosa para os padrões do clube. "No ano passado, o time foi campeão do [Torneio do] Interior. Se antes o time foi uma surpresa, agora isso é pouco. A diretoria pensa em chegar no grupo dos quatro primeiros do Paulista."
O trajeto para as semifinais já começa com uma pedreira. Embora conheça o time de Muricy e o considere favorito ao título, Macuglia não descarta surpreender a equipe de Adriano e cia. "Seria um feito e tanto vencer o campeão brasileiro. Uma bela arrancada."
E de Muricy ele entende muito mais. Macuglia sabe que o treinador são-paulino tirará o máximo de sua equipe, principalmente de seu novo badalado camisa 10, Adriano. "Conheço o "homem", e as coisas não costumam fugir das suas mãos. Não vai ser fácil, mas eu também sei que nunca será",comentou, com seu forte sotaque gaúcho.


Na TV - Guaratinguetá x São Paulo
Sportv, ao vivo, às 20h30



Texto Anterior: Nenê pode voltar em semanas, afirma site
Próximo Texto: Para Rogério, time de 2008 já é melhor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.