UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Em sua segunda partida no dia, brasileiro não tem chances contra o líder do ranking e cai por 6/1 e 6/1 em Indian Wells

Hewitt arrasa Guga em decisão nos EUA

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Líder do ranking desde novembro de 2001, Lleyton Hewitt não deu chances para Gustavo Kuerten e conquistou, pela segunda vez consecutiva, o título do Masters Series de Indian Wells.
O australiano, que agora apresenta duas vitórias em três confrontos com Guga, venceu por 2 a 0 (6/1 e 6/1) em apenas uma hora.
Foi a primeira final de Masters Series de Guga após a cirurgia no quadril em fevereiro de 2002.
O Masters Series é composto por nove etapas e só perde em importância para o Grand Slam.
Kuerten, que tentava seu sexto título na segunda série em importância do tênis profissional, não disputava uma decisão desse porte desde agosto de 2001, quando foi campeão em Cincinnati.
Antes de enfrentar o australiano, o brasileiro teve que terminar sua partida pelas semifinais com o alemão Rainer Schuettler.
O confronto foi interrompido pela chuva anteontem, quando o brasileiro vencia por 1 set a 0 e tinha desvantagem no segundo.
O alemão, 15º do ranking e vice-campeão do Aberto da Austrália, venceu o segundo set, mas Guga fechou o terceiro com facilidade e marcou 2 a 1 (6/2, 3/6 e 6/3).
Hewitt, que conquistou seu segundo título de Masters Series, havia obtido sua vaga na final anteontem ao vencer o americano Vicent Spadea por 2 a 0.
Na partida de ontem, o australiano cometeu dez erros não-forçados contra 30 do brasileiros.
Apesar de não ter tido chances na partida contra Hewitt (o australiano venceu 63% dos pontos), Guga disse ter ficado satisfeito com o desempenho no torneio.
"Foi a minha melhor semana após a cirurgia, sem dúvida", disse Kuerten, 26, que já conquistou dois títulos após ser operado, mas em torneios menos importantes (Costa do Sauípe e Auckland).
Além disso, Kuerten tornou-se o primeiro não-americano a chegar à final dos quatro torneios da série disputados na América do Norte (Indian Wells, Miami, Toronto/Montreal e Cincinnati).
Antes dele, só Michael Chang, Andre Agassi e Pete Sampras haviam alcançado o feito.
Guga é agora o segundo tenista com mais vitórias na temporada. Com 19 vitórias e quatro derrotas, o brasileiro só aparece atrás do suíço Roger Federer, seu adversário na segunda rodada no torneio, que ostenta 21 e cinco. Hewitt tem 15 vitórias e apenas uma derrota.
A campanha em Indian Wells consolidou também a boa fase de Kuerten em quadra dura.
Desde que se recuperou da cirurgia no quadril, o brasileiro ostenta aproveitamento de 75% na superfície contra apenas 70,8% no saibro, piso no qual obteve 13 de seus 18 títulos da carreira, inclusive os três de Roland Garros.
Além disso, Kuerten já disputou três finais na quadra dura e nenhuma na terra batida.
"Estou confiante em manter esse bom nível", disse Guga, que nesta semana segue em quadra dura, no Masters Series de Miami.
Para Hewitt, 22, o dia foi perfeito, já que além de conquistar seu segundo título na temporada (foi campeão em Scottsdale), o australiano viu sua namorada, a belga Kim Clijsters, vencer a chave feminina ao derrotar a americana Lindsay Davenport momentos antes de enfrentar Guga.
Foi a primeira vez que o casal foi campeão no mesmo torneio.
Terceira do mundo, Clijsters, 19, aproveitou a ausência das irmãs Venus e Serena Williams, líderes do ranking mundial, para conquistar seu 15º título.


Texto Anterior: Equipes entrarão na finalíssima desfalcadas
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.