UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

GINÁSTICA

Daniele obtém prata na 1ª etapa Copa do Mundo

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

Apenas um décimo separou Daniele Hypólito, 18, da medalha de ouro na primeira etapa da Copa do Mundo de ginástica artística.
Na final do solo, realizada ontem em Paris, a ginasta paulista terminou empatada em primeiro lugar com Elena Gomez (ESP), atual campeã mundial do aparelho, contabilizando 9,525 pontos.
Mas no desempate, em que são contadas todas as notas (até a mais alta e a mais baixa, que são descartadas na primeira parcial), a brasileira teve 0.6 de desconto de um jurado contra 0.5 da rival.
Com a conquista, Daniele chegou à sua segunda medalha na Copa do Mundo -no ano passado, ela obteve um ouro na trave- e se recuperou de suas últimas atuações fora do país, nas quais amargou um quinto lugar no Mundial-2002, uma quarta colocação na final da Copa-2002 e uma sétima posição em Glasgow.
"Estou feliz em poder colocar o nome do Brasil no topo da ginástica mundial", disse Daniele, que ficou em sétimo na final das paralelas assimétricas, aparelho vencido por Svetlana Khorkina (RUS).
Na comemoração, ela creditou à música "Hurricane 2000" (The Scorpions), tocada em sua coreografia, parte de seu êxito e criticou a arbitragem. "A música que o meu irmão [Édson Hypólito" escolheu ajudou muito. Mas eles [jurados" ainda não se acostumaram a ver duas brasileiras no pódio. Acho que a Daiane [dos Santos" merecia colocação melhor."
Daiane, que disputava seu primeiro torneio após ficar quase um ano parada por causa de uma cirurgia no joelho, obteve o quarto lugar no solo, repetindo seu melhor resultado na Copa.
Além de corresponder aos anseios pessoais -Daniele queria voltar ao pódio, e Daiane, mostrar que podia voltar a competir-, a dupla cumpriu à risca os planos da Confederação Brasileira de Ginástica, que desembolsou cerca de R$ 12 mil para o evento.
"O resultado é excelente. Colocamos duas atletas entre as primeiras no solo. A Daniele foi a duas finais. Estamos dentro do planejamento para o Mundial e o Pan", disse Vicélia Florenzano, presidente da CBG. Agora, as ginastas viajam para a Alemanha, onde haverá outra etapa da Copa.


Texto Anterior: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.