São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santistas se aproximam do G4 com nova vitória

Time ganha quinto jogo em seis e fica a quatro pontos da zona de classificação

São Caetano 0
Santos 1

DA REPORTAGEM LOCAL

Em pouco mais de um mês, o Santos subiu nove posições na tabela do Paulista: saiu da zona de rebaixamento para se tornar candidato às semifinais. A recuperação segue com a vitória, ontem, sobre o São Caetano com gol de Kléber Pereira.
Na 18ª posição no início de fevereiro, o Santos chega ao nono lugar no Paulista, com 23 pontos, quatro a menos do que a última equipe na zona de classificação, o Corinthians.
"Estamos vivos. Continuamos com chances de classificação", disse o volante Rodrigo Souto, cuja transferência à Rússia foi frustrada.
Nos últimos seis jogos, foi o quinto resultado positivo do time santista. O aproveitamento é de 83,3% pontos nessas partidas. Em todo o campeonato, o time conquistou pouco mais da metade dos pontos.
Além de manter a boa fase, o Santos quebrou um tabu neste Estadual: não tinha vencido fora de casa até agora. Eram cinco derrotas e dois empates.
E foi com um boa atuação no primeiro tempo que os santistas chegaram à vantagem.
É verdade que foram pressionados nos 20 primeiros minutos pelo São Caetano, com duas chances logo no início.
O time do ABC teve até um pênalti a seu favor não marcado pelo árbitro Marco Antônio de Oliveira. Após pegar um cruzamento, Fábio Costa empurrou o zagueiro Neto Gaúcho na área. "Lance de jogo. Tentei me desvencilhar dele", disse o goleiro, tentando negar a falta.
A partir daí, o Santos passou a dominar e a criar a maior parte das oportunidades de gol. Já podia ter marcado com Wesley, que mandou na trave sem goleiro. E em belo voleio de Molina, que a zaga desviou para fora.
O gol saiu, mais uma vez, dos pés de Kléber Pereira. Aos 30min, ele desviou um escanteio, meio sem jeito, com a coxa para fazer o único gol do jogo.
E o atacante poderia ter feito mais quando, sem goleiro, colocou a bola no travessão. No total, Pereira concluiu quatro vezes a gol, duas certas, uma errada e uma na trave.
Tanto o técnico Emerson Leão quanto os jogadores lamentaram a falta de pontaria da equipe.
Para eles, o jogo poderia ter sido decidido ainda no primeiro tempo se não fosse por isso.
É importante ressaltar que Fábio Costa fez excelente defesa quase no final desta etapa, em chute de Galiardo.
Para o segundo tempo, o jogo tornou-se mais morno. Mas o São Caetano passou a ter mais iniciativa do Santos.
Tanto que, ao final do jogo, o time do ABC teve mais posse de bola. Deu mais passes, 348 contra 150, e melhor aproveitamento no fundamento, 81,9% contra 62,7%.
E o São Caetano também acabou o jogo com mais finalizações do que o Santos: foram 18 contra 15. Só que os santistas tiveram maior precisão nestas conclusões: foram seis certas e três na trave.
Agora, restam quatro rodadas para o Santos tentar a classificação. No próximo domingo, o time pega o líder Guaratinguetá fora de casa.


Texto Anterior: A rodada: Guaratinguetá abre folga, e Lusa segue viva
Próximo Texto: À espera: Ambulância atrasa partida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.