São Paulo, terça, 17 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro vai ter descenso "argentino'

da Sucursal do Rio

Os representantes dos 24 clubes que disputam o Campeonato Brasileiro deste ano e o Departamento Técnico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiram ontem à tarde, por unanimidade, copiar o modelo argentino para o critério de rebaixamento.
A partir do campeonato de 1999, serão rebaixados, para o ano seguinte, os clubes que obtiverem a menor média de pontos nas duas últimas edições da competição.
A partir do ano 2000, o critério de rebaixamento levará em conta a média de pontos dos clubes nos últimos três anos da competição.
"A mudança é uma salvaguarda técnica para os clubes que mantêm a regularidade na competição", disse o diretor técnico da CBF, Gilberto Coelho, autor da proposta aprovada. De acordo com Coelho, quatro clubes serão rebaixados em 1999.
"Essa medida é ótima. Atualmente, um mau resultado em um ano pode jogar por terra todo o trabalho", disse o presidente do Flamengo, Kléber Leite.
Neste ano o critério de rebaixamento não será alterado. Os quatro últimos colocados na competição cairão para a segunda divisão.
Após o próximo ano, os clubes que subirem para a primeira divisão terão como critério de rebaixamento apenas o seu resultado no ano. O time utilizará somente a média de pontos como critério de descenso quando completar três anos na primeira divisão.
Playoffs
A novidade no Campeonato Brasileiro de 1998 será a adoção dos playoffs (mata-mata). A partir da segunda fase da competição, nas quartas-de-final, nas semifinais e na final, os clubes poderão jogar três partidas para obter a classificação.
Caso dois times empatem no seu playoff, a decisão será nos pênaltis. Com isso, a fórmula de disputa a partir da segunda fase também será alterada. No ano passado, os oito classificados foram divididos em dois grupos. Neste ano, os clubes se enfrentarão em playoffs a partir das quartas-de-final.
O Campeonato Brasileiro de 1998 será disputado de 25 de julho até 20 de dezembro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.