São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Quanto mais brasileiro melhor

Pesquisa confirma que os leitores do país preferem ainda muito mais, no futebol mundial, saber dos brazucas

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

UMA pesquisa interna do jornal apontou o que parece claro para muitos e o que transparece tantas vezes nas coberturas de jogos internacionais de futebol.
Antes de passar essa informação (não tenho os números), preciso dizer aqui, puxando a brasa para a sardinha da coluna, que aumenta cada vez mais o interesse geral pelas partidas envolvendo clubes estrangeiros. A Copa dos Campeões, em especial, de fato se popularizou e alcançou um espaço nobre no ""coração" do torcedor e do leitor brasileiro.
E é o que mais atrai esse cidadão o que motivou este texto. A pesquisa indica que as pessoas no Brasil ainda têm preferência, no noticiário do futebol internacional, pelos brasileiros (jogadores e técnicos).
O Fenerbahce virou grande exemplo dessa tese nesta temporada. O time turco, cujo nome pulula na imprensa nacional ora com ""cedilha turco" ora sem (a Folha não usa com apoio do professor Pasquale), concentrou bastante a atenção por aqui com vários brazucas em campo e com ""gringos" bem conhecidos no país, além, é claro, do simpático Zico no comando técnico.
Especialmente no Rio, a cobertura do mata-mata da Copa dos Campeões se transformou em grande parte num acompanhamento do time do maior ídolo flamenguista.
Na TV, uma ""torcida natural" pelo Fenerbahce acabou saltando aos olhos e ouvidos. E, consumada a eliminação da equipe, deverá ser natural uma busca pelos brazucas que seguem na disputa. O mais popular deles, Ronaldinho, pode até jogar uma hipotética final, mas sua saída do Barcelona não parece ser tão bacana assim (e merecia ser).
Voltando à pesquisa, por ela não haveria, originalmente, muito interesse dos brasileiros em ver a Eurocopa. Mas Portugal tem Felipão, que não abre mão de Deco e que, em sua segunda Euro, leva outro conterrâneo: Pepe. Se Taddei ""esnoba" a Itália, Amauri clama pela Azzurra (Kuranyi é alemão). Não teremos Eduardo na Croácia, mas deve pintar Roger Guerreiro (?) na Polônia. Brazuca ganhará a Copa dos Campeões! E, talvez, a Euro!

MAIS RUSSO
O Chelsea de Roman Abramovich, que sonha com a final européia em Moscou que selaria todo o investimento do magnata no clube londrino, acertou sua participação em um torneio de pré-temporada neste verão na Rússia. Segundo pesquisa da TNS, o Chelsea tem 10 milhões de torcedores na Rússia (é o mais popular time inglês do país).

MAIS BRASILEIRO
Uma nota desta coluna há um ano tratou de um concurso, chancelado pela Fifa, para projetos anti-racistas fora da Europa. Martin Curi, do Rio, entregou um projeto e ganhou financiamento. O resultado está no www.racismonofutebol.org.br.


rbueno@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mais 1: Guga vira nome de prêmio em SC
Próximo Texto: Juca Kfouri: A mão de todos os clássicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.