UOL


São Paulo, terça-feira, 17 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Festa do San Antonio consagra Tim Duncan como o melhor da liga e fecha com brilho a carreira de David Robinson

Torres Gêmeas renascem no título da NBA

Mike Blake/Reuters
Tim Duncan (à esq.) exibe troféu que ganhou de MVP, e David Robinson ergue o do título da NBA


ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com Tim Duncan confirmando sua condição de astro e o adeus de David Robinson, o San Antonio Spurs conquistou seu segundo título da NBA ao derrotar o New Jersey Nets, por 88 a 77, fechando o mata-mata final em 4 a 2.
Conhecidos por Torres Gêmeas -o apelido caiu em desuso após os atentados que derrubaram o World Trade Center, em 2001-, Tim Duncan, 27 e 2,13 m, e David Robinson, 37 e 2,16 m, lideraram os Spurs quando o time texano teve que tirar uma diferença de 12 pontos no último quarto de jogo.
Precisando da vitória para provocar o sétimo jogo, o New Jersey começou melhor e manteve a vantagem até o último período. Porém, com duas cestas de três pontos de Stephen Jackson, o San Antonio passou à frente pela primeira vez no jogo (73 a 72).
Duncan, MVP (melhor jogador) da final chegou bem próximo de fazer um raríssimo quádruplo-duplo (dois dígitos em quatro fundamentos estatísticos).
O ala-pivô obteve 21 pontos, 20 rebotes, dez assistências e oito tocos. Robinson conseguiu mais 13 pontos e 17 rebotes. Apesar do destaque das Torres Gêmeas, o pivô credita o triunfo ao trabalho de equipe. "Nosso time jogou como uma só pessoa. O troféu é de todos", comemora o Almirante, apelido adquirido no tempo em que atuava na equipe de basquete da Academia Naval dos EUA.
A partir do próximo campeonato, porém, o San Antonio terá que se sustentar sem um dos pilares de suas Torres Gêmeas. Robinson concluiu uma carreira de 14 anos na liga, todos eles no San Antonio.
Pela equipe texana, foi o MVP do torneio em 1995, além de já ter sido o reboteiro (1991) e o líder em tocos (1992) e em pontos (1994) -só o mito Kareem Abdul-Jabbar obteve esses três feitos.
"Não poderia ter me retirado com algo melhor do que mais um anel [de campeão]", diz o pivô, lembrando o título de 1998/99.
Maior estrela dos Nets, o armador Jason Kidd pode deixar a equipe e se transferir para o San Antonio. "Amo os Nets, mas vou ver qual é a melhor opção", diz ele, que busca seu primeiro título.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Vôlei: Rexona contrata reforço para temporada 2003/04
Próximo Texto: Frases
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.