UOL


São Paulo, terça-feira, 17 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carrasco argentino vence na NBA

DA REPORTAGEM LOCAL

Destaque argentino no Mundial de Indianápolis-2002, Emanuel Ginóbili, 25, é o primeiro sul-americano a ganhar o título da NBA desde o venezuelano Carl Herrera, campeão com o Houston, em 1995. Ele chamou a atenção do mundo ao liderar a pontuação de sua equipe na derrubada do mito do "Dream Team" dos EUA. A derrota, por 87 a 80, foi a primeira da história dos norte-americanos com atletas da NBA.
"Aquela vitória foi importante, mas faltava provar que eu poderia vencer aqui", diz o armador, que chegou à principal liga de basquete do mundo com o status de estrela da Europa -foi o MVP das finais da Euroliga de 2001, quando atuava pelo Kinder Bologna.
Em seu primeiro ano de San Antonio, Manu, como é conhecido, teve que conviver com a reserva e conseguir espaço aos poucos. A experiência valeu a pena: Ginóbili teve a honra de marcar os últimos pontos do time campeão.
"Nós, latinos, não temos um físico avantajado. Para compensar, temos que aperfeiçoar a nossa técnica, os movimentos e a visão de jogo", analisa o armador, que voltará a vestir a camisa da seleção argentina no Pré-Olímpico de Porto Rico, em agosto.
Sua técnica impressionou os colegas. "Manu é a única pessoa que conheço que consegue jogar futebol com uma bola de basquete. Gosto muito de jogar com ele. Por sorte, somos jovens e teremos muitos anos juntos na equipe", conta Stephen Jackson. (ALF)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Finalistas do Nacional têm folga da seleção
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.