UOL


São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Hoje, contra o Paysandu, time de Geninho busca melhorar fora de casa

Corinthians tenta deixar de ser pequeno como visitante

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

Se para ser campeão um clube precisa atuar bem tanto dentro como fora de casa, o Corinthians pode dar adeus à pretensão de obter seu quarto título brasileiro.
Em 2003, o clube paulista mantém bom retrospecto em seu território, mas fora de seus domínios faz campanha desastrosa, digna de um clube pequeno.
Hoje, diante do Paysandu, em Belém, a equipe tenta retomar uma trajetória que a ajudou a obter seus dois últimos campeonatos nacionais, em 1998 e 1999.
O triunfo longe de São Paulo tem sido raridade para o time do técnico Geninho. Até agora, a equipe só conseguiu duas vitórias como visitante, contra Fortaleza, no primeiro turno, e Atlético-MG, já pelo returno, semana passada.
No total, o aproveitamento de pontos do clube nesta edição do Brasileiro é de apenas 36,1% fora de casa -foram sete empates e três derrotas.
O número se aproxima do desempenho que os corintianos tiveram em 2001, quando ganharam apenas 30% dos pontos atuando como visitante e amargaram um modesto 18º lugar.
O rendimento da equipe longe de São Paulo preocupa mais nesta temporada porque, no sistema de pontos corridos, jogar bem no campo do rival é fundamental.
"Precisamos melhorar o nosso rendimento em jogos fora de casa. A vitória sobre o Atlético foi importante, deu moral. Porém não podemos parar nisso", advertiu o treinador corintiano.
No ano passado, o campeão Santos, que foi oitavo colocado na fase de classificação, obteve 42% dos pontos que disputou fora de casa. Pelo sistema atual, não teria vencido o Brasileiro pelo mau desempenho fora da Vila Belmiro.
No caso corintiano, aproveitamento semelhante ao de 2002 como visitante (53,3%) o colocaria pelo menos na briga pelas primeiras colocações neste ano.
O São Paulo, terceiro lugar neste Nacional, é a equipe com melhor rendimento fora de seu estádio- ganhou 59% dos pontos atuando como visitante.
Em seus títulos do Brasileiro em 1998 e 1999, os corintianos levaram 56,4% e 70% dos pontos, respectivamente, jogando fora.
Se vencer hoje os paraenses, o Corinthians alcançará sua segunda vitória consecutiva em território adversário no Nacional, algo que não ocorre desde outubro do ano passado, quando bateu Juventude, Gama e Flamengo.
A estatística do confronto entre Corinthians e Paysandu favorece a equipe de Geninho. Os paulistas jamais perderam para os paraenses. No estádio do rival, foram sete confrontos, com três vitórias do Corinthians e quatro empates.
"Não me iludo com isso. Jogar lá sempre é e será muito difícil", declarou Geninho.


NA TV - Paysandu x Corinthians, Globo, às 16h


Texto Anterior: Hipismo: Brasil conquista duas vagas para Atenas-2004
Próximo Texto: Escassez de gols preocupa treinador
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.