São Paulo, terça-feira, 17 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Livro que fala de disputa entre times ricos e pobres é inspiração de treinador

Bernardinho recorre a beisebol antes de clássico com a Itália

LUÍS CURRO
ENVIADO ESPECIAL A ATENAS

Um livro sobre beisebol. É com ele que Bernardinho busca tornar ainda mais letal a seleção masculina, que, após bater na estréia a frágil Austrália, pega hoje a Itália, sua maior rival nos últimos anos.
Questionado se está usando algum livro como base para motivar a equipe, ele citou "Moneyball -The Art of Winning an Unfair Game", em tradução livre, algo como "Bola de Dinheiro - A Arte de Vencer um Jogo Desigual".
"É um jogo injusto no sentido de times muito ricos contra os muito mais pobres. Conta como se faz para ganhar nesse esquema. Como tendo menos talento você consegue triunfar", disse Bernardinho sobre a obra de Michael Lewis, um best-seller nos EUA.
"Moneyball" fala sobre como o manager Billy Beane conseguiu, com um terço do orçamento de times de ponta, fazer do californiano Oakland Athletics um dos mais competitivos da MLB, a liga de beisebol dos EUA. Ele usou como princípio, para montar o elenco em 2002, dados pouco usuais. E contratou, a partir daí, atletas "bons e baratos".
Bernardinho certamente se identifica com o personagem central de "Moneyball".
Disse o ex-jogador Beane, medíocre quando na ativa: "Não conseguia acertar a bola. Sempre pensei que gerenciar um time seria mais interessante".
Disse Bernardinho ao comentar o local dos jogos de vôlei em Atenas: "Não gosto de ginásios grandes, você perde a referência. Mas não fui um grande jogador, a referência era complicada para mim".
Em quadra, Bernardinho ficou marcado como o levantador número dois do Brasil nos anos 80 -era reserva de William- e foi vice-campeão mundial em 1982 e prata em Los Angeles-1984.
Fora dela, tem sido o mentor de seleções bem-sucedidas. Após levar o time feminino a dois bronzes olímpicos, já obteve 11 títulos em 14 torneios com os homens.


NA TV - ESPN Brasil, Sportv Brasil, Globo e Band, ao vivo, às 15h30


Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.