São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

criatura

São Paulo desafia "clone" no Olímpico

Muricy Ramalho vê no Grêmio, rival de hoje, mesmas características da equipe são-paulina que levou o Nacional-07

Treinador define o time que vai atuar com três zagueiros e trabalha posicionamento defensivo contra as jogadas aéreas da equipe gaúcha


TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Encarar um rival que tem como características as mesmas qualidades encarnadas pelo time são-paulino campeão brasileiro de 2007. E usar a eficiência da defesa como trunfo para minimizar a pressão local e arrancar uma vitória diante do líder isolado do campeonato.
Esses são os desafios do técnico Muricy Ramalho hoje, às 16h, no Olímpico, no duelo do São Paulo contra o Grêmio, que tem oito pontos de frente sobre o tricolor paulista -41 a 33.
O próprio treinador são-paulino contabilizou as semelhanças entre as duas equipes e prevê um jogo duro. "São times de jogadores fortes, grandes, com muita marcação e conjunto, sem ter um jogador de destaque. Vejo o Grêmio muito parecido com o São Paulo do ano passado. Cabe a nós mudarmos essa história", disse o técnico.
Apesar de enfrentar um oponente embalado por quatro vitórias consecutivas, Muricy lembrou a campanha do ano passado no Nacional para elevar a qualidade de sua equipe.
"Enfrentamos o Grêmio no Olímpico com pressão de torcida e vencemos o jogo muito bem. O nosso time está acostumado a isso e sabe jogar nessas condições", completou.
Ao contrário dos outros confrontos, Muricy fez um coletivo aberto e escalou o time com três zagueiros. E a aposta é justamente nos defensores. "Primeiro, é acertar o time atrás e, depois, buscar a vitória", falou André Dias, principal zagueiro são-paulino com as ausências de Miranda -machucado- e Alex Silva -servindo a seleção olímpica nos Jogos de Pequim.
O zagueiro Anderson, recém-chegado do futebol francês, vai atuar pela primeira vez ao lado de Rodrigo e André Dias. O atleta não vê problemas por jogar em uma partida tão decisiva. "Ritmo você só adquire jogando. E o Rodrigo e o André Dias são muito experientes."
No último coletivo, Muricy deu muita ênfase ao jogo aéreo do Grêmio. Por várias vezes, ele interrompeu o treino e pediu que os reservas repetissem cruzamentos para acertar o posicionamento da sua defesa.
"Todos sabem que 90% dos gols do Grêmio são de bola na área. Trabalhamos essa jogada deles, que é muito forte", comentou o treinador.
A novidade deve ficar no banco de reservas. Borges participou da parte final do coletivo, mas será opção para a segunda etapa. No ataque titular, Dagoberto e André Lima formarão a linha de frente no Olímpico.
Derrotados pelo time gaúcho na primeira rodada do turno, um moderado clima de revanche foi notado em alguns jogadores. "É ruim ser seguidamente derrotado por um mesmo time. Acho que é mais um motivo para buscarmos a vitória", comentou o volante Zé Luís.

NA TV - Grêmio x São Paulo Globo (para SP) e Band (menos Porto Alegre e RJ), ao vivo, às 16h



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Meia adverte time sobre jogo bruto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.