São Paulo, Terça-feira, 17 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Estréia em torneio é com holandês
Kuerten joga nos EUA contra tabu

da Reportagem Local

O tenista brasileiro Gustavo Kuerten prossegue nesta semana sua sequência de torneios nos EUA e, em Indianápolis, tem o desafio de tentar quebrar o tabu de nunca ter ganho uma competição em quadras rápidas.
Sexto do ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), Kuerten, 22, conseguiu cinco títulos em sua carreira, todos no saibro (o piso mais lento do circuito). Suas conquistas foram Roland Garros, em 97, Stuttgart e Mallorca, em 98, e Montecarlo e Roma, ambos neste ano.
O Torneio de Indianápolis é disputado em piso duro (sintético), o mesmo em que o brasileiro alcançou as quartas-de-final, na semana passada, em Cincinnati, onde perdeu por 2 sets a 0 para o norte-americano Andre Agassi.
A única final que Kuerten alcançou nesse tipo de quadra foi no início de agosto de 97, em Montreal (Canadá), quando caiu diante do norte-americano Chris Woodruff, que também participa do Torneio de Indianápolis.
A estréia do brasileiro será hoje ou amanhã (a organização divulgaria a tabela ontem à noite) contra o holandês Sjeng Schalken (49º do mundo), rival sempre batido nos cinco duelos na carreira profissional dos dois tenistas.
"Isso não quer dizer nada. Tenho que entrar em quadra como se os outros confrontos não tivessem existido", afirmou Kuerten.
Ele também busca em Indianápolis sua melhor marca pessoal de vitórias em uma temporada. Venceu até agora 40 partidas neste ano, contra 41 no ano passado e 44 em 97. Mas para bater o recorde nesta semana precisa ganhar a competição.
O segundo brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, Fernando Meligeni (27º da ATP) foi eliminado ontem, na primeira rodada, em Indianápolis. Ele perdeu para Max Mirnyi (117º), da Belarus, por 7/6 e 6/3.
Hoje, Meligeni deve estrear nas duplas. Ao lado do argentino Daniel Orsanic, enfrenta Neil Broad (ING) e Peter Trammachi (AUS).


Texto Anterior: Estado tem escassez de patrocínio
Próximo Texto: Atletismo: Brasil viaja para Mundial na Espanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.