São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Brasil pega a Argentina amanhã pela 2ª fase do Mundial feminino

Seleção derrota Iugoslávia e avança em primeiro lugar

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo mostrando falhas, o Brasil obteve ontem, em Taicang, sua terceira vitória no Mundial feminino da China. A equipe brasileira derrotou a Iugoslávia, por 86 a 75, e conquistou o primeiro lugar do Grupo B -China e Iugoslávia também se classificaram.
Agora, a seleção brasileira irá enfrentar, pela segunda fase do torneio, a partir de amanhã, Argentina, Espanha e Austrália, que se classificaram pelo Grupo A
Na outra chave, irão se enfrentar EUA, Rússia e Lituânia, que estavam no Grupo C, contra França, Coréia do Sul e Cuba, que obtiveram vaga pelo Grupo D.
Ontem, a Iugoslávia ameaçou no começo do jogo. As brasileiras pareciam desconcentradas por já estarem classificadas. Mas, contando com vantagem no garrafão, o time encerrou o primeiro quarto vencendo por 20 a 17.
No período seguinte, o Brasil melhorou. A equipe teve bom aproveitamento nos arremessos, com Helen se destacando nos tiros de longe, com três acertos em sete tentativas. Além disso, o time contou com as precipitações das iugoslavas para ir se distanciando.
O Brasil obteve boa vantagem no segundo quarto (25 a 15) e terminou na frente -45 a 32.
No final do primeiro tempo, porém, Helen sentiu a panturrilha e deixou a quadra. "Sem ela, perdemos o nosso melhor chute de três pontos", lamentou a ala Janeth.
A Iugoslávia voltou melhor no segundo tempo e, como tem acontecido em outros jogos, a seleção brasileira se acomodou.
Apostando justamente no fundamento em que o Brasil não vinha bem, os tiros de longe, a Iugoslávia dominou o período.
As bolas de Lubica Drljaca caíam bastante -a ala foi a cestinha do time, com 19 pontos, além de ter obtido o bom aproveitamento de 80% nos arremessos.
A diferença chegou a cair para oito pontos, mas o terceiro período terminou com o Brasil ainda com boa vantagem: 64 a 54.
No último quarto, Janeth liderou a seleção, que melhorou no ataque, mas continuou falhando na defesa. A Iugoslávia ameaçou, ficando apenas um ponto atrás.
"Mostramos poder de recuperação e tivemos paciência para fazer as jogadas. O time melhorou seu entrosamento", disse Janeth.
Cestinha do Brasil ontem, com 27 pontos, Janeth chegou aos 504 pontos marcados em Mundiais.
A pivô Alessandra voltou ao jogo no final e dominou os rebotes -ao todo o Brasil ganhou 35 disputas sob a tabela, contra 16 das rivais. "Tivemos alguns erros no último período, mas a equipe reverteu a situação para assegurar a vitória", analisou o técnico da seleção, Antônio Carlos Barbosa.


 ATUAÇÕES - Adrianinha (7 pontos, 3/8 arremessos), Helen (9, 3/7), Janeth (27, 11/ 18), Cíntia Tuiú (12, 5/7), Alessandra (13, 6/ 8); Claudinha (7, 3/5), Kelly (6, 3/7), Iziane (2, 1/1), Silvinha (3, 1/3), Adriana (0, 0/3)



Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Helen pode desfalcar equipe na segunda fase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.