São Paulo, sábado, 17 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil sub-20 cai na final do Mundial

Gana, com atleta expulso no 1º tempo, supera brasileiros nos pênaltis e leva título inédito na categoria

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira não foi capaz de vencer Gana mesmo atuando com um atleta a mais por 83 minutos na final do Mundial sub-20, no Egito. Nos pênaltis, os brasileiros desperdiçaram três cobranças em seis.
Resultado: a equipe africana foi campeã mundial pela primeira vez. O Brasil viu frustrada a sua tentativa de obter o pentacampeonato no torneio.
Juntos, os dois times tinham feito 30 gols no Mundial -cada um disputou seis jogos. Mas não conseguiram marcar por 120 minutos no jogo decisivo.
Foi uma consequência direta da incompetência da seleção nas finalizações. No total, o time brasileiro deu 32 chutes a gol, apenas 11 na direção certa, segundo estatística da Fifa. Nenhum deles, no entanto, foi capaz de superar o goleiro Agyei.
Gana deu a metade dos chutes dos brasileiros à meta adversária e só acertou quatro na direção do gol. E foram conclusões de longe, que pouco ameaçaram o goleiro Rafael.
Essa disparidade dos números explica-se pela expulsão do zagueiro Daniel Addo, aos 37min do primeiro tempo, após dar carrinho em Alex Teixeira.
A partir daí, o jogo passou a ter domínio brasileiro, que teve posse de bola por 57% do tempo. A superioridade não resultou em uma pressão tão forte, mas gerou algumas oportunidades de o time abrir o placar.
A maioria delas esbarrou na deficiência do atacante Alan Kardec, que está emprestado pelo Vasco ao Inter. No tempo normal, ele desperdiçou pelo menos três boas chances, duas pelo alto, sua especialidade.
O jogo foi para a prorrogação. Logo no início, Alex Teixeira fez boa jogada pela ponta e cruzou. Alan Kardec furou, e Maicon, do Fluminense, chutou a bola em cima do goleiro ganês.
"Tentamos rodar a bola, mas eles têm um time muito forte fisicamente", explicou o meia e capitão Giuliano, do Inter. "Não faltou nada. Só, talvez, mais capricho nos pênaltis", falou Alex Teixeira, do Vasco.
De início, parecia que o Brasil ganharia a disputa de penalidades. Acertou as três primeiras cobranças, e o goleiro Rafael pegou chutes de Mensah e Addae. Mas Souza, Maicon e Alex Teixeira desperdiçaram três pênaltis seguidos -o goleiro Agyei pegou dois deles. Badu acertou a sua cobrança e selou o inédito campeonato ganense.


Texto Anterior: Alemão: Nona rodada tem duelo de líderes
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.