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F-1
Brasileiro não guia desde setembro
Ferrari contrata Burti como piloto de testes
DA REPORTAGEM LOCAL
A Ferrari terá mais um brasileiro em 2002. Ontem, em Maranello, a escuderia italiana anunciou
a contratação de Luciano Burti,
26, como seu piloto de testes.
Ele dividirá a função com o italiano Luca Badoer, 30, ex-Minardi, Forti Corse e Scuderia Italia,
que está na equipe desde 1998.
Paulistano, solteiro, filho de um
empresário do setor gráfico, Burti
foi vice-campeão da F-3 inglesa
em 1999 e estreou na categoria no
ano passado, substituindo Eddie
Irvine, da Jaguar, na Áustria.
Neste ano, disputou outras 14
corridas: quatro pela Jaguar e dez
pela Prost. Seus melhores resultados foram dois oitavos lugares,
nos GPs da Austrália e do Canadá.
Sem emplacar grandes performances, Burti ficou marcado pelos acidentes. No GP da Alemanha, em julho, decolou ao acertar
o carro de Michael Schumacher.
Dois meses depois, ficou oito dias
internado após uma batida com
Irvine no GP da Bélgica, em Spa.
Impedido de pilotar até o final
do ano por ordem dos médicos,
Burti foi substituído na Prost por
Tomas Enge e não disputou as últimas três etapas da temporada.
Somada à falta de resultados, a
situação médica de Burti fez surgir boatos sobre uma transferência para a Indy ou até mesmo sobre uma aposentadoria precoce.
O piloto, porém, sempre rebateu essas hipóteses, dizendo que,
se não conseguisse vaga como titular, aceitaria ser piloto de testes.
Alguns fatores contribuíram
para sua contratação pela Ferrari.
Primeiro, sua forte amizade
com Rubens Barrichello, titular
da equipe, com quem chegou a
dividir uma casa na Inglaterra.
Segundo, seu bom desempenho
como piloto de testes da Stewart e
da Jaguar, em 1999 e 2000.
Terceiro, o fato de a Ferrari estar
atrasada no planejamento para
2002. Assim que o carro ficar
pronto, talvez só em fevereiro,
precisará ser testado ao máximo.
Por fim, Badoer vai estar envolvido no desenvolvimento da 550
Maranello, que participará de
corridas de Gran-turismo. Daí, a
decisão da escuderia de contratar
um segundo piloto de testes.
Ontem, Burti estava viajando
para os EUA, onde passará férias,
e não deu declarações. Hoje, deve
falar pela primeira vez como funcionário da equipe mais tradicional do automobilismo mundial.
Ele será o segundo brasileiro a
ocupar a função na escuderia. Em
1988, Roberto Moreno foi contratado pela Ferrari para trabalhar
no desenvolvimento do câmbio
automático.
(FÁBIO SEIXAS)
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