São Paulo, sábado, 17 de novembro de 2001

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F-1

Brasileiro não guia desde setembro

Ferrari contrata Burti como piloto de testes

DA REPORTAGEM LOCAL

A Ferrari terá mais um brasileiro em 2002. Ontem, em Maranello, a escuderia italiana anunciou a contratação de Luciano Burti, 26, como seu piloto de testes.
Ele dividirá a função com o italiano Luca Badoer, 30, ex-Minardi, Forti Corse e Scuderia Italia, que está na equipe desde 1998.
Paulistano, solteiro, filho de um empresário do setor gráfico, Burti foi vice-campeão da F-3 inglesa em 1999 e estreou na categoria no ano passado, substituindo Eddie Irvine, da Jaguar, na Áustria.
Neste ano, disputou outras 14 corridas: quatro pela Jaguar e dez pela Prost. Seus melhores resultados foram dois oitavos lugares, nos GPs da Austrália e do Canadá.
Sem emplacar grandes performances, Burti ficou marcado pelos acidentes. No GP da Alemanha, em julho, decolou ao acertar o carro de Michael Schumacher. Dois meses depois, ficou oito dias internado após uma batida com Irvine no GP da Bélgica, em Spa.
Impedido de pilotar até o final do ano por ordem dos médicos, Burti foi substituído na Prost por Tomas Enge e não disputou as últimas três etapas da temporada.
Somada à falta de resultados, a situação médica de Burti fez surgir boatos sobre uma transferência para a Indy ou até mesmo sobre uma aposentadoria precoce.
O piloto, porém, sempre rebateu essas hipóteses, dizendo que, se não conseguisse vaga como titular, aceitaria ser piloto de testes.
Alguns fatores contribuíram para sua contratação pela Ferrari.
Primeiro, sua forte amizade com Rubens Barrichello, titular da equipe, com quem chegou a dividir uma casa na Inglaterra.
Segundo, seu bom desempenho como piloto de testes da Stewart e da Jaguar, em 1999 e 2000.
Terceiro, o fato de a Ferrari estar atrasada no planejamento para 2002. Assim que o carro ficar pronto, talvez só em fevereiro, precisará ser testado ao máximo.
Por fim, Badoer vai estar envolvido no desenvolvimento da 550 Maranello, que participará de corridas de Gran-turismo. Daí, a decisão da escuderia de contratar um segundo piloto de testes.
Ontem, Burti estava viajando para os EUA, onde passará férias, e não deu declarações. Hoje, deve falar pela primeira vez como funcionário da equipe mais tradicional do automobilismo mundial.
Ele será o segundo brasileiro a ocupar a função na escuderia. Em 1988, Roberto Moreno foi contratado pela Ferrari para trabalhar no desenvolvimento do câmbio automático. (FÁBIO SEIXAS)


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