São Paulo, sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Primeira canoa foi copiada antes de estrear no país

DA REPORTAGEM LOCAL

Lanakila, que significa "conquistador" no dialeto havaiano, é o nome da primeira canoa que chegou ao Brasil, em 2000.
Antes mesmo de tocar nas águas nacionais, ela foi copiada por um fabricante santista.
"Não podia correr o risco de ter que fazer todo o processo de importação novamente, caso acontecesse algo com a canoa. Por isso a deixei com um amigo em Santos e ele fez um molde da antes de eu batizá-la", conta o pioneiro da modalidade, Ronald Zander Williams, 39.
Ele tomou contato com a modalidade quando morava no Canadá. Lá competiu entre 1992 e 1995. "Só consegui comprar a canoa para trazer ao Brasil em 1999. Mas o processo levou quase um ano", recorda.
A canoa saiu de Los Angeles e foi de caminhão até Houston. De lá, foi colocada num navio com destino a Santos. Mas não coube na embarcação. "Tive que mandar fazer uma caixa de uma tonelada só para transportar a canoa", diz Williams.
Após o estágio para ser copiada no litoral paulista, foi para a água no Rio. Mais de três anos depois, a embarcação segue navegando. É dela o recorde de travessia no Brasil -13 horas e meia para remar os 136,5 km entre Rio e Angra. (LF)


Texto Anterior: Canoagem: Canoa de 3.000 anos abre jornada rumo ao Pan- 2007
Próximo Texto: Futebol: Vasco não foi procurado, diz Atlético-PR
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.