São Paulo, sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

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MOTOR

FÁBIO SEIXAS - fabioseixas.folha@uol.com.br - @fabio_seixas

O reino dos tiozões

E TEM GENTE no automobilismo brasileiro em festa.
Afinal, no ano que vem, haverá quatro novas categorias pelas pistas do país.
Uau! Brasil-sil-sil!
A primeira, a Copa Mercedes-Benz, que correrá com uma versão adaptada do modelo C-250 CGI. Preço de mercado do brinquedo: R$ 180 mil. A organização do campeonato ficará a cargo da SRO Latin America, que já faz a GT Brasil.
A Audi também anuncia uma categoria por essas plagas, com seus A3. Será a DTCC, sigla para Driver Touring Car Cup. Pela bagatela de R$ 178 mil, a organização fornecerá carro, mecânico e apoio logístico pelas seis etapas. Haverá, dizem, a Bee Cup, para modelos New Beetle. Um fusquinha que custa cerca de R$ 65 mil.
Por fim, a Vicar promete revigorar o Brasileiro de Marcas e Pilotos. O que seria uma nova categoria, sim. Porque o campeonato de 2010 teve duas datas, não existiu, estava morto. Quais serão as montadoras envolvidas? Qual é o calendário? Quanto vai custar para correr? Ainda não há informações.
Em comum, categorias para pilotos de mesmo perfil. Executivos-grisalhos-endinheirados que veem o esporte a motor como um hobby. E que já têm na prateleira a Porsche Cup e o Trofeo Maserati, sem contar o rali.
Nada contra, diga-se.
Aristocracia e automobilismo sempre andaram juntos, e cada pessoa se diverte como quer. Ou como pode.
O problema, a catástrofe, é que a balança no Brasil está totalmente pensa para este lado. O lado dos tiozões.
Um lado que deve dar uma boa grana para os organizadores. De novo, nada contra. Negócios são negócios.
Mas um lado que nunca formou um piloto.
E aí, tudo contra.
Tudo contra quem não faz nada pela molecada. Tudo contra a incompreensível e irritante pasmaceira da CBA.
Não fossem a iniciativa de Massa, com o apoio da Fiat, e a linda teimosia da turma da F-3, o país não teria categorias de base em fórmulas. Se amanhã eles decidirem parar, os monopostos no Brasil morrem, vão para o beleléu.
E tem gente no automobilismo brasileiro em festa...

F-1
MAIS UM
Massa sofreu nova crítica da Ferrari, desta vez do chefão, Montezemolo. "Em algumas provas, parecia que ele tinha colocado o irmão para correr." Uma piada, sim, mas também um alerta. Cada vez fica mais claro que o 2012 do brasileiro será bem longe de Maranello.

F-1
NA DELE
A declaração da semana, porém, foi de Schumacher em entrevista à CNN. "Tenho o direito de fazer o que gosto." Talvez tenha sido seu melhor lance num ano tão complicado. Talvez seja um sinal do que vem por aí. O colunista acha que o alemão vai aprontar em 2011.


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