São Paulo, quinta, 17 de dezembro de 1998

Próximo Texto | Índice

Nudez de Vampeta sacode o futebol

Veja algumas fotos e leia trechos da entrevista do jogador da seleção e do Corinthians à revista gay da qual será capa em janeiro. Sua atitude de posar nu, inédita entre astros do futebol, rompe um tabu nesse esporte no país, marcado pela recusa de dirigentes, técnicos e dos próprios jogadores em discutir publicamente a presença de homossexuais nas equipes

MAÉRCIO SANTAMARINA
da Reportagem Local

Símbolo de jogador moderno da era Wanderley Luxemburgo, o volante Vampeta, titular da seleção brasileira e do Corinthians,quebrou um tabu no futebol, ligando seu nome a uma revista gay.
Vampeta vai aparecer nu na edição de janeiro da "G Magazine". Pelas fotos de nu frontal, o jogador vai receber um cachê de R$ 120 mil, segundo apurou a Folha.
As fotos foram feitas nos últimos dias 10 e 11. O Corinthians fez seu primeiro jogo das finais do Brasileiro, contra o Cruzeiro, no dia 13.
O jogador, que disputa as finais e é considerado peça-chave no esquema tático de Luxemburgo, fez as fotos em momentos de folga da preparação corintiana em um estúdio em São Paulo e no campo de futebol de uma chácara em Jaguariúna (120 km ao norte da capital).
"O pessoal da revista me deixou bem à vontade. Não houve constrangimento", disse Vampeta, que usou vídeos e revistas eróticas para ficar excitado para as fotos.
É a primeira vez que um jogador de destaque no futebol -um esporte com histórias de homossexualismo, mas nunca assumidas- posa totalmente nu.
Mesmo jogadores polêmicos como Renato Gaúcho e Edmundo nunca chegaram a esse ponto.
A homofobia no futebol começa pelos dirigentes e técnicos, como Eurico Miranda, vice-presidente do Vasco, e Telê Santana, ex-treinador da seleção, que declararam que jamais permitiriam um homossexual em seus times.
"Não tenho nenhum problema com isso. Não sou gay, mas respeito a opção de cada um. Além do mais, muitas mulheres compram essa revista", diz Vampeta.
"Cada um é livre para fazer o que quiser, desde que não prejudique seu time. Eu não compraria essa revista porque acho o Vampeta muito feio", afirma Luxemburgo, também alvo da "G Magazine".
No contrato, a revista se comprometeu a não divulgar nenhuma foto do jogador totalmente nu até a decisão do brasileiro, no dia 23. "O Luxemburgo ameaçou expulsar o Vampeta do time se isso acontecesse", afirmou o editor-executivo da "G", João Levy Andrade.
Marcos André Batista Santos, 24, que recebeu o apelido de Vampeta no início da carreira porque não tinha os dentes da frente ("parecia uma mistura de vampiro com capeta", diz ele), namora a modelo Carla Danielle, que na Copa da França era namorada do jogador Denílson, do Betis, da Espanha.
Seu próximo projeto é reinaugurar um cinema que comprou e está restaurando em Nazaré das Farinhas (BA), sua cidade natal, para evitar que fosse demolido.



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.