São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Triste fim

Após colecionar recordes, Brett Favre, 41, anuncia despedida do futebol americano em temporada melancólica de contusões e escândalo sexual

LEONARDO LOURENÇO
DE SÃO PAULO

Dono de alguns dos mais impressionantes recordes do futebol americano, o quarterback Brett Favre, 41, sacramentou ontem sua terceira e definitiva aposentadoria.
A despedida, porém, acontece de forma melancólica, em uma temporada marcada por seu mau desempenho, contusões e um escândalo.
Em outubro do ano passado, a NFL, liga profissional norte-americana, começou a investigar supostas mensagens e fotos sensuais enviadas por Favre a uma funcionária do New York Jets, equipe que defendeu em 2008.
A polêmica manchou a imagem de um dos mais populares atletas da NFL, que acabou multado em US$ 50 mil por não cooperar com as investigações da liga.
Dentro de campo, 2010 também foi decepcionante.
Favre, que detém o recorde de iniciar 297 jogos consecutivos de temporada regular, viu a sequência ser interrompida a três partidas do final do campeonato devido a uma lesão no ombro direito.
Contundido, despediu-se do esporte longe das quatro linhas. "Chegou a hora. E estou tranquilo com isso", disse ele ao final da pior das 20 temporadas de sua carreira.
Foram só 11 passes para touchdown (a jogada máxima) e 2.509 jardas obtidas com lançamentos -sofreu 19 interceptações em 13 jogos.
Seu time, o Minnesota Vikings, que iniciou o ano como um dos favoritos ao título, amargou a última posição de sua divisão, com seis vitórias e dez derrotas.
Esta é a terceira vez que Favre anuncia que deixará o futebol americano. A primeira foi em 2008, quando deixou o Green Bay Packers, time pelo qual venceu seu único Super Bowl, em 1996.
No mesmo ano, porém, acertou com o New York Jets. Defendeu a franquia por uma temporada e, em 2009, aposentou-se de novo antes de decidir jogar em Minnesota.
O péssimo desempenho de 2010, entretanto, não será suficiente para apagar a coleção de recordes que Favre acumulou na carreira.
Desde que estreou pelo Atlanta Falcons, em 1991, foram 185 vitórias como titular. É o único quarterback a ultrapassar os 500 passes para touchdown (508) e as 70 mil jardas com lançamentos (71.838). Além disso, foi escolhido por três anos seguidos (1995 a 1997) como o MVP (jogador mais valioso) da NFL.
"Foi uma experiência maravilhosa. O ano não foi como nós esperávamos, mas não lamento ter voltado", afirmou Favre, que só jogou esta última temporada depois de ser convencido por seus companheiros de time.
"Não tenho arrependimentos e não consigo pensar em muitos jogadores que podem dizer isso. Foi muito além do que eu havia sonhado", disse ele depois do jogo contra Detroit, seu último, que viu do banco de reservas.


Texto Anterior: Natação: Lochte vence a 1ª contra Phelps
Próximo Texto: Quatro times ainda buscam o Super Bowl
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.