UOL


São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saco de pancada vive redenção

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos grandes sacos de pancadas do futebol paulista, a Portuguesa Santista faz em 2003 uma campanha inédita na sua história.
Nunca o clube teve campanha tão eficiente e uma defesa tão segura como agora, quando já venceu o Santos, atual campeão brasileiro, e empatou com o estrelado time do São Paulo no Morumbi.
A equipe de Ulrico Mursa ganhou 87% dos pontos até aqui. Nem no final da década de 30, quando teve seus melhores momentos -chegou a terminar o Estadual em terceiro-, a Santista teve uma campanha tão positiva. Em 1937, por exemplo, levou 62% dos pontos em disputa.
Para ostentar campanha tão boa, o time treinado por Pepe conta com uma defesa sólida.
Em cinco jogos, a Santista, cuja meta é defendida pelo até agora confiável Maurício (ex-Corinthians), sofreu apenas dois gols no Paulista-2003, média de 0,4 por duelo, a melhor da história do clube, que desde a década de 30 não sabe o que é fazer um campeonato sofrendo, em média, menos de um gol por partida.
Segundo o Datafolha, o time da colônia portuguesa no litoral tem a segunda defesa mais eficiente na marcação -média de 140,2 desarmes por confronto.
Individualmente, o time atual da Santista também ameaça fazer história. Com seis gols, o atacante Rico é o vice-artilheiro do Paulista. Até hoje, o clube nunca conseguiu fazer o máximo goleador de um Estadual. (PC E EAR)


Texto Anterior: Memória: Cidade volta aos bons tempos em "velhos templos"
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Grêmio busca liderança na Libertadores
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.