São Paulo, sábado, 18 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Para tenista, que viu rival vencer 1º set em 20 minutos e deixou escapar chance de subir no ranking, semana valeu muito

Inconstante, Guga toma "pneu", perde jogo e diz estar feliz

DA REPORTAGEM LOCAL

Após vencer três partidas seguidas pela primeira vez desde setembro, Gustavo Kuerten foi eliminado ontem pelo suíço Roger Federer nas quartas-de-final do Masters Series de Hamburgo.
Federer, 20, o 14º do ranking de entradas, marcou 2 a 1 (6/0, 1/6 e 6/2), em uma hora e 25 minutos.
"Estou feliz porque senti que joguei superbem, de igual para igual, com um cara que está atuando bem", declarou Kuerten, após perder seu primeiro confronto diante do suíço.
Pela segunda vez na temporada, Kuerten tomou um "pneu" (perdeu um set por 6/0). A primeira ocorreu na eliminação no início do mês, na terceira rodada do Torneio de Mallorca, que marcou a volta de Guga ao circuito após a cirurgia no quadril direito, contra o argentino Gaston Gaudio.
A derrota, além de barrar a chegada de Guga às semifinais, o que não acontece desde agosto do ano passado, também tirou a possibilidade de o brasileiro ultrapassar Ievguêni Kafelnikov e Tim Henman no ranking de entradas.
Kuerten, cuja pior colocação durante a recuperação foi o terceiro lugar, vai manter a sétima colocação na qual iniciou a semana.
Apesar do resultado de ontem, Guga disse que deixa Hamburgo satisfeito com seu desempenho.
"A semana foi muito melhor do que eu esperava. Antes de o torneio começar, não me enxergava com condições de estar nas quartas, mas fui ganhando os jogos, cresci, me fortaleci, e a semana acabou valendo muito."
O brasileiro tentou repetir a atuação contra o argentino Guil-lermo Cañas, quando conseguia colocar as bolas bem próximas da linha do fundo da quadra.
Ontem, porém, Guga estava "descalibrado", e muitas tentativas acabaram saindo.
Além das falhas de Kuerten (só no primeiro set foram 17 dos 35 erros não-forçados do brasileiro na partida), o suíço tinha uma margem de acerto muito alta (teve só três erros não-forçados).
No quarto game, depois de mandar outra bola fora, Guga demonstrou irritação e chegou a jogar a raquete ao chão.
No quinto game, o brasileiro chegou a ter cinco oportunidades de quebrar o serviço de Federer, mas não aproveitou. O suíço, então, sacou para fechar o primeiro set em apenas 20 minutos.
Já no início do segundo set, Kuerten passou a variar mais as jogadas, arriscando várias bolas curtas, próximas à rede.
Como Federer também passou a errar mais, Kuerten logo abriu 3 a 0. O suíço, que, depois do jogo, disse que na metade do segundo set já estava pensando no seguinte, só conseguiu confirmar seu serviço no quarto game.
Guga teve duas chances de quebrar o serviço inicial do terceiro set, mas não conseguiu.
No game seguinte, Federer evitou que Guga confirmasse seu saque e marcou 2 a 0. O brasileiro devolveu a quebra e chegou a empatar o jogo no quarto game.
Mas Kuerten voltou a perder seu saque no sexto game, e o suíço fechou o set em 6 a 2 após ganhar os dois games seguintes.


Texto Anterior: Motor - José Henrique Mariante: A F-1, nua e crua
Próximo Texto: Tenista descansa "carregando pedra"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.